Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21352
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos Da Dapagliflozina na Hemoglobina Glicada e no Perfil Lipídico em Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1).
Autor(es): Santana, João Marcelo Sampaio
Autor(es): Santana, João Marcelo Sampaio
Abstract: O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) uma doen a autoimune caracterizada por uma falta acentuada de insulina devido destrui ão por autoanticorpos das c lulas beta-pancre ticas. Cerca de 50% dos pacientes com DM1 são atualmente obesos ou com excesso de peso e 8 % a 40 % deles satisfazem os crit rios da síndrome metabólica e podem estar expostos s complica es desta síndrome, como, por exemplo, microangiopatia e doen a cardiovascular. Por conta disso, essencial que esses indivíduos sejam acompanhados não só para controle dos níveis glicêmicos, como tamb m para controle ponderal. Objetivo: Avaliar se h redu ão nos níveis glicêmicos e lipídicos em indivíduos portadores de Diabetes Mellitus tipo 1 em uso de Dapagliflozina . Metodologia: Este um estudo observacional retrospectivo que consiste em uma an lise de dados em prontu rios dos pacientes selecionados. Casuística: foram selecionados indivíduos com DM1 e com história de uso de dapagliflozina (10mg) como terapia adjuvante que são acompanhados no servi o de Endocrinologia do Ambulatório Magalhães Neto. Destes, foram selecionados pacientes com controle glicêmico insatisfatório (HbA1C 7-10,5%) e em uso de terapia de insuliniza ão intensiva, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos e com índice de massa corpórea (IMC)> 24,5 kg\m². O intervalo de tempo de observa ão desses pacientes foi de 3 a 12 meses de uso da terapia adjuvante com dapagliflozina. Resultados: Foram analisados os prontu rios de 22 pacientes no período de abril a maio de 2016. Destes, 12 foram selecionados a partir dos crit rios de inclusão e exclusão, enquanto que 10 foram excluídos. Foi verificada redu ão estatisticamente significante da hemoglobina glicada (p= 0,002), al m de infec ão do trato urin rio em 10% dos pacientes, dor ou prurido em região genital em 40%, enquanto que 25% apresentaram episódio de cetoacidose. Discussão/Conclusão: os dados apresentados apontam para redu ão significativa da Hemoglobina Glicada em indivíduos com DM1 e em uso de terapia com Dapagliflozina (10mg) associada a insuliniza ão intensiva.
Palavras-chave: Diabetes Mellitus Tipo 2
Transportador 2 de Glucose-Sódio
Dapagliflozin
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21352
Data do documento: 7-Fev-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao Marcelo Sampaio Santana.pdf835,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.