Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20755
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos da suplementação com Whey Protein no anabolismo proteico e na hipertrofi muscular em praticantes de atividade física: uma revisão sistemática.
Autor(es): Assis, Rebeca Meirelles de Araújo
Autor(es): Assis, Rebeca Meirelles de Araújo
Abstract: As proteínas do soro do leite, ou Whey Protein, possuem alto valor nutricional, contendo importante teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada. Pesquisas vêm procurando demonstrar sua aplicabilidade no exercício, com possíveis efeitos benéficos sobre a síntese proteica e hipertrofia muscular. Objetivo: Revisar sistematicamente evidências na literatura científica sobre a influência do Whey Protein no anabolismo proteico e na hipertrofia muscular, quando em combinação com o exercício físico, em adultos saudáveis. Método: Realizou-se busca de artigos científicos nas bases de dados do PubMed, Lilacs e Scielo. Fez-se uma seleção inicial por título e, posteriormente, pela leitura dos resumos. Critérios de inclusão: estudos concluídos, participantes adultos saudáveis, desfecho medido de forma clara e objetiva. Resultados: Onze ensaios clínicos foram incluídos. Oito artigos avaliaram os resultados do uso de Whey Protein na hipertrofia muscular e seis no anabolismo proteico. A hipertrofia muscular foi medida através de: DEXA, biópsia muscular, USG, TC, RM, dobras cutâneas, peso e circunferências. O anabolismo proteico foi mensurado utilizando: biópsia muscular, espectroscopia de fluorescência, immunoblotting, CG/MS, LC/MS, ELISA e YSI. Quatro artigos demonstraram aumento do anabolismo significativamente maior no grupo Whey, mas em apenas um deles foi feita comparação com placebo isonitrogenado. Três estudos detectaram aumento na hipertrofia muscular significativamente maior no grupo Whey, em dois deles o placebo era isonitrogenado. Discussão: Dificuldades e falhas metodológicas dos estudos, como pequeno tamanho amostral e tempo de seguimento insuficiente, impossibilitam a afirmação de que diferenças encontradas entre os grupos foram realmente significativas. Conclusões: A presente revisão sistemática revelou que o papel do suplemento Whey Protein na promoção do anabolismo proteico e da hipertrofia muscular permanece controverso. Pesquisas que comparem esse suplemento com suplementos isonitrogenados ou com uma dieta de valor biológico semelhante são escassas e se fazem necessárias.
Palavras-chave: Whey Protein
Hipertrofia muscular
Exercício
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20755
Data do documento: 6-Out-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rebeca Meirelles de Araújo Assis Monografia versão final MEDB60.pdf193,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.