DSpace

RI UFBA >
Instituto de Ciência da Informação >
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação >
Dissertações de Mestrado Acadêmico (POSICI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20725

Title: A Mediação em sistemas de informação na educação a distância (EAD)
Authors: Teixeira, Francis Rose Miranda
???metadata.dc.contributor.advisor???: Varela, Aida Varela
Keywords: Educação a Distância;Mediação da informação;Sistemas de informação – Educação a Distância;Distance Education;Mediation of information;Information systems - Distance Education
Issue Date: 4-Oct-2016
Abstract: A mediação em sistemas de informação na educação a distância (EaD) constituem a temática dessa dissertação que teve como escopo verificar como se dá a mediação e apropriação da informação e do conhecimento na EaD. Assim os objetivos específicos buscou-se na literatura conceitos e indicadores de avaliação do processo de mediação da informação em projetos de EaD; analisar os projetos de EaD selecionados para a pesquisa - aulas, fluxo, monitoramento entre outros componentes – para caracterizar o processo de mediação utilizado nos mesmos; analisar a percepção de mediadores e de usuários de EaD sobre o processo de mediação utilizado durante o acionamento dos cursos; comparar os modelos de mediação da informação utilizados nos cursos de EaD, selecionados para a pesquisa, com os modelos teóricos de comportamento do usuário apresentados no referencial teórico. Quanto ao nível de investigação a pesquisa caracterizou-se como exploratória, adotan do o estudo de caso duplo como método, associado ao documental, numa abordagem qualitativa e quantitativa para a análise dos dados. Os sujeitos da pesquisa são estudantes, tutores e professores da graduação em pedagogia na EaD nas faculdades UNO e UNI (nome fictício). Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas fichas de coleta de dados e questionários. Para execução da pesquisa, foram investigados o perfil dos estudantes; o curso na modalidade EaD; os materiais informacionais para estudo; o comportamento dos usuários; as fontes de informação utilizadas, o acesso e uso do AVA; a conduta pedagógica adotada; a mediação realizada durante a tutoria: a comunicação utilizada entre professores e alunos; e a opinião em relação ao curso ofertado; e a sua formação para o mercado.Os resultados apontam, que alunos e professores veem o curso de pedagogia de forma positiva, embora haja por parte de alguns, questões a serem melhoradas como: material didático, o conteúdo a ser estudado, a interação e a mediação em sala d aula. O material disponibilizado tem conteúdo significativo, o que entendemos que o que é ofertado para estudo é satisfatório contudo pode ser melhorado. Tais observações apresentadas por alunos e tutores podem propiciar uma possível ressignificação dos materiais e conteúdos ofertados bem como as teorias, e a mediação concebida pelo tutor no sentido de aprimorá-la.
ABSTRACT Mediation in information systems in distance education (EaD) are the subject of this dissertation that had as scope verify how is mediation and appropriation of information and knowledge in distance education (EaD) . So the specific objectives sought in the evaluation of literature concepts and indicators of information mediation process in distance education projects(EaD); analyze the distance education projects (EaD) selected for the research - classes, flow monitoring and other components - to characterize the mediation process used therein; analyze the perception of mediators and distance education (EaD) of users on the mediation process used for operating the courses; comparing the information models of mediation used in distance education courses (EaD), selected for the research, with theoretical models of user behavior presented in the theoretical framework. For the search level of investigation was characterized as exploratory, adopting the double case study as a method associated with the document, a qualitative and quantitative approach to data analysis. The research subjects are students, tutors and graduate teachers in pedagogy in distance education (EaD) in colleges and UNO UNI (imaginary name). As data collection instrument data collection forms were used and questionnaires. To conduct the research, the profile of the students were investigated; the course in distance education mode (EaD); informational materials for study; user behavior; the sources of information, access and use of AVA; the pedagogical approach adopted; mediation held during the tutoring: the communication used between teachers and students;and opinion regarding the offered course; and their training for marketplace. The results show that students and teachers see the pedagogy course positively, although there is by some, issues to be improved as courseware, content to be studied, interaction and mediation in the classroom. The available material has significant content, we understand that what is offered for study is satisfactory but can be improved. Such comments from students and tutors can provide a possible redefinition of the offered materials and content as well as the theories and mediation designed by the tutor in order to improve it.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20725
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Acadêmico (POSICI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO FRANCIS ROSE MIRANDA TEIXEIRA 2015.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA