Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2067
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gestão participativa e corresponsabilidade em saúde: limites e possibilidades no âmbito da Estratégia de Saúde da Família
Título(s) alternativo(s): Interface - Comunic., Saude, Educ.
Autor(es): Trad, Leny Alves Bomfim
Esperidião, Maria Cecília Azevedo
Autor(es): Trad, Leny Alves Bomfim
Esperidião, Maria Cecília Azevedo
Abstract: De acordo com a Política Nacional de Humanização do SUS – HumanizaSUS - a gestão participativa implica o envolvimento dos trabalhadores da saúde, gestores e usuários em um pacto de corresponsabilidade baseado em contratos e compromissos com o sistema de saúde. Este artigo discute limites e possibilidades de incorporação da gestão participativa e incorporação do princípio da corresponsabilidade no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF). Foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos, integrando estratégias qualitativas (dominante) e quantitativas, no qual se privilegiou a percepção de profissionais e usuários. Foram contemplados seis municípios da Bahia, Sergipe e Ceará. Evidenciou-se que o processo de participação social e a incorporação do princípio da corresponsabilidade no escopo da gestão e atenção na ESF é bastante incipiente. Constatou-se que a participação cidadã não é incentivada pelos profissionais e que muitos usuários assumem uma atitude de gratidão diante dos serviços recebidos.
Palavras-chave: Humanização
Humanization
Corresponsabilidade
Coresponsibility
Participação social
Social participation
Estratégia Saúde da Família
Family Health Strategy
Planejamento participativo
Participative planning
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2067
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
per nac 2009.22.pdf86,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.