Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20420
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conhecimento materno sobre aleitamento: um estudo piloto realizado em Salvador, Bahia visando à elaboração de uma cartilha educativa.
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Silva, Luciana Rodrigues
Vieira, Graciete
Dias, Camila Pereira Fernandes
Diniz-Santos, Daniel Rui
Ferraz, Frederik
Carneiro, Gabriel
Casqueiro, Janine Borges
Boas, Leonel Vilas
Oliveira, Ludmila
Santana, Mariana Costa de Santana
Barreiro, Patrícia
Autor(es): Silva, Luciana Rodrigues
Vieira, Graciete
Dias, Camila Pereira Fernandes
Diniz-Santos, Daniel Rui
Ferraz, Frederik
Carneiro, Gabriel
Casqueiro, Janine Borges
Boas, Leonel Vilas
Oliveira, Ludmila
Santana, Mariana Costa de Santana
Barreiro, Patrícia
Abstract: Embora o leite materno seja o melhor alimento para a criança, é notável o desconhecimento das mães sobre a importância da amamentação. Foram objetivos do estudo: (1) avaliar o conhecimento de mães e gestantes acerca da amamentação e (2) elaborar uma cartilha que contemplasse as principais dúvidas identificadas. Um estudo qualitativo foi idealizado e desenvolvido por alunos de graduação em Medicina da UFBA, no curso da disciplina de Pediatria Preventiva e Social. Estudou-se uma amostra de conveniência, não probabilística, composta por 24 mães e gestantes. Utilizou-se questionário semi-estruturado, elaborado pelos autores, para entrevista pessoal. O grupo estudado apresentou diversas dúvidas e desconhecimentos acerca do tema, destacando-se aqueles relacionados ao preparo da mama e posição de amamentar (70,8%), além do momento correto para introdução de novos alimentos (67,0%). O uso de chá, água e sucos antes do sexto mês é ainda muito freqüente (50,0%) entre os lactentes, e 25,0% das mulheres temiam não ter leite suficiente. A partir desses dados, elaborou-se a cartilha informativa. Verificou-se que o nível de informação das mães sobre a amamentação é insuficiente, apesar das campanhas veiculadas pela mídia e do avanço no conhecimento científico sobre o tema. A construção de uma cartilha informativa deve contribuir no esclarecimento das principais dúvidas acerca de amamentação.
Palavras-chave: Aleitamento materno – conhecimento das mães
Nutrição infantil
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: SILVA, L. R. et al. Conhecimento materno sobre aleitamento: um estudo piloto realizado em Salvador, Bahia visando à elaboração de uma cartilha educativa. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 4, n. 2, p. 113-117, mai./ago. 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20420
Data do documento: Set-2005
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1_v.4_2.pdf104,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.