Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20406
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A importância dos fatores de virulência do A. actinomycetemcomitans no desenvolvimento da doença periodontal agressiva
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Campos, Vinicius Barreto de Souza
Figueredo, Carlos Marcelo
Autor(es): Campos, Vinicius Barreto de Souza
Figueredo, Carlos Marcelo
Abstract: A doença periodontal é caracterizada por alterações morfológicas nas estruturas de suporte dos dentes e é causada pela interação de subgrupos bacterianos com um indivíduo suscetível. Essa interação é necessária porque a presença de periodontopatógenos pode ser freqüentemente detectada em pacientes saudáveis. Isso indica que nem todos os indivíduos são igualmente suscetíveis e (ou) que há uma variação na virulência e potencial patogênico. Freqüentemente acredita-se que bactérias Gram-negativas estão envolvidas na iniciação da doença periodontal inflamatória. Um dos principais microrganismos implicados em algumas formas de doença periodontal é o Actinobacillus actinomycetemcomitans. Embora o mecanismo exato de patogenicidade do A. actinomycetemcomitans não seja claro, vários fatores de virulência têm sido caracterizados. Esses fatores incluem: adesão e invasão de células epiteliais, lipopolissacarídeos, fatores inibitórios para fibroblastos, leucotoxina e fatores inibitórios para quimiotaxia de leucócitos polimorfonucleares.
Palavras-chave: Fatores de virulência.
A. actinomycetemcomitans.
Doença periodontal.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: CAMPOS, V. B. de S.; FIGUEREDO, C. M. A importância dos fatores de virulência do A. actinomycetemcomitans no desenvolvimento da doença periodontal agressiva. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 4, n. 1, p. 54-62, jan./abr. 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20406
Data do documento: Jan-2005
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
R. Ci. méd. biol., v.4, n. 1-2005.pdf78,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.