Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20352
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A banalização da vida, suas conseqüências e seus condicionantes
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Gomes, Celma Borges
Autor(es): Gomes, Celma Borges
Abstract: Este artigo se divide em uma introdução e três partes. A primeira parte analisa os dados sobre a violência como problema de saúde pública a partir de três perspectivas: as mortes por causas violentas, a violência praticada contra crianças e adolescentes e a por eles próprios cometida. A segunda parte discute os condicionantes da violência, abordando as transformações da sociedade brasileira, com ênfase na precarização das condições socioeconômicas da população, no aumento das desigualdades, no crescimento demográfico nos centros urbanos e no aumento da tensão social. Refere-se às mudanças na estrutura e dinâmica da família, à desestruturação das escolas, às influências dos meios de comunicação de massas e da Internet na formação de novos valores, atitudes e hábitos no cotidiano de grandes contingentes humanos, à questão do aumento da criminalidade, do tráfico e do uso de drogas associados à questão da justiça. A terceira associa estes condicionantes às próprias vivências das pessoas num cotidiano de crescente banalização da vida, apresentando conclusões e sugestões.
Palavras-chave: Violência - Formas e práticas.
Violência - Condicionantes.
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Gomes, C. M. A banalização da vida, suas conseqüências e seus condicionantes. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 3, n. 1, p. 89-107, jan./jun. 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20352
Data do documento: Jan-2004
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
R. Ci. méd. biol., v.3, n. 1-2004.pdf231,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.