Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20303
Tipo: Dissertação
Título: Observação da molhabilidade sob fluxo líquido por despolarização da fluorescência: dependência da natureza das superfícies poliméricas
Autor(es): Musse, Ana Paula Santana
Autor(es): Musse, Ana Paula Santana
Abstract: Este trabalho se divide em dois objetivos: Primeiro se discute superfícies poliméricas a tensão interfacial sólido – líquido (ΓSL) entre monoetilenoglicol e as superfícies poliméricas com graus de ramificação (PEAD, PELBD, PEMD, PEBD, PP) ou teores distintos de acetado de vinila (EVA15, EVA28). Foram medidas as ΓSL estáticas relativas, pelo método do ângulo de contato. Com a técnica de Despolarização da Fluorescência Induzida por Laser Linearmente Polarizado em Fluxos Induzidos (PLF-FI) foi avaliada a ΓSL dinâmica, através da polarização, de MEG, fluindo livremente sobre as superfícies poliméricas. No fluxo foram utilizados dois sistemas: Fluxo livre sobre as placas e o fluxo dentro de microcélulas com 1 mm de espessura. Com o aumento do teor de acetato diminuía tanto a ΓSL, estática quanto a dinâmica sendo similar para os polietilenos. A ΓSL, dinâmica foi sensível tanto a concentração de acetato de vinila, como ao grau de ramificação do polímero e diminuía com o decréscimo das ramificações. Nesta segunda é descrita a obtenção de perfis de velocidade a partir de perfis de polarização, tanto no interior de uma fenda, quanto no jato líquido que sai por esta. Por isso, foi realizada a integração funcional, considerando que a polarização é o modulo do gradiente de velocidade.
Palavras-chave: Superfícies
Soluções polimericas
Polarização
Laser
Polímeros e polimerização
CNPq: Físico Química
País: brasil
Sigla da Instituição: IQ
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Química
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20303
Data do documento: 12-Set-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGQUIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação ana musse.pdf865,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.