Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20220
Tipo: Tese
Título: Criação de Modelos BIM a partir de "nuvens de pontos": estudo de métodos e técnicas para documentação arquitetônica
Autor(es): Groetelaars, Natalie Johanna
Autor(es): Groetelaars, Natalie Johanna
Abstract: Este trabalho fundamenta e demonstra o uso do 3D Laser Scanning e da técnica Dense Stereo Matching (DSM) para a captura das informações geométricas, usadas como referência para a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM) de edificações existentes. O trabalho foi desenvolvido a partir do embasamento teórico sobre o tema e da realização de experimentos. Os aspectos teóricos estão relacionados a fundamentos de documentação arquitetônica, finalidade e nível de detalhe, estado da arte das técnicas de levantamento cadastral, estudo aprofundado sobre 3D Laser Scanning e Dense Stereo Matching - DSM, métodos de processamento da "nuvem de pontos" e pesquisa sobre uso da tecnologia BIM em edificações existentes, incluindo a integração com o modelo de "nuvem de pontos". Os procedimentos experimentais consistiram no estudo e apreensão de ferramentas para DSM, de programas para processamento de "nuvens de pontos" e de ferramenta CAD/BIM, visando estar processos e avaliar os produtos gerados, e dando suporte ao estudo de caso: modelagem BIM de edificação histórica. A modelagem da Capela de Nossa Senhora da Escada no programa Revit permitiu o teste e a proposição de métodos de trabalho associados às finalidades e características específicas do modelo, aos diferentes níveis de detalhamento e precisão, com uso integrado de diversas técnicas de levantamento, especialmente a varredura a laser e o DSM. Os experimentos realizados permitiram mostrar as potencialidades da integração de tecnologias visando a geração de modelos BIM mais precisos e de maior qualidade, incluindo a modelagem de formas complexas e a aplicação de texturas fotorrealísticas. Apesar dos bons resultados alcançados e da gama de aplicações do modelo BIM, é importante ressaltar alguns aspectos: a morosidade e a complexidade do processo de modelagem BIM de edificações existentes dotadas de alto nível de detalhe, os problemas de interoperabilidade (conversão de formatos de arquivos) e a necessidade de uso integrado de diferentes tecnologias, visando suprir as limitações de cada uma delas.
Palavras-chave: modelagem de informação da construção
Nuvem de pontos
Varredura a laser
Documentação arquitetônica
CNPq: ciências sociais aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20220
Data do documento: 1-Set-2016
Aparece nas coleções:Tese (PPGAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
T_Natalie Groetelaars.pdf16,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.