Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20188
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos demográficos e epidemiológicos da hepatite B na Bahia a apartir de registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) em 2013
Autor(es): Pimentel, Robércia dos Anjos
Autor(es): Pimentel, Robércia dos Anjos
Abstract: Introdução: A hepatite B é uma doença infecciosa de distribuição universal, que afeta ambos os sexos, apresentando-se como um grande problema de saúde pública. Causada pelo vírus B (HBV), é a doença crônica mais comum do fígado, afetando 350 a 400 milhões de indivíduos no mundo. Mesmo com a existência de vacina eficaz e a recomendação de uso de preservativo nas relações sexuais, o número de pessoas acometidas por este agravo é bastante elevado. Objetivo: Estudar os aspectos sócio-demográficos e epidemiológicos dos casos de hepatite B notificados no estado da Bahia e avaliar o método de notificação de casos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, que avaliou os dados dos pacientes do estado da Bahia, notificados por hepatite B (B16) no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN. Este estudo foi feito com a análise de 371 casos notificados em todo o Estado da Bahia, no período compreendido entre janeiro e agosto de 2013. Foram calculadas as frequências absolutas e relativas com a utilização do programa estatístico R Core Team. Resultados: Em relação aos aspectos sociodemográficos, 53,4% pacientes eram do sexo masculino com média de idade de 38 anos (4 - 78 anos). A provável fonte de transmissão mais frequente foi a via sexual, com 62,2% dos casos, seguida da fonte pessoa/pessoa com 6,4%. Foram encontradas 47,3% de notificações de casos de hepatite B com fonte de transmissão ignorada. Em relação à escolaridade, 22,9% de pessoas infectadas por HBV tinham ensino médio completo, enquanto 22,5% apenas o ensino fundamental incompleto. Salvador foi o município que mais notificou hepatite B com 91 casos, seguido de Jequié com 35 e Camaçari com 24 casos. Em relação a vacina contra HBV, 76,0% dos notificados não fizeram uso. Na classificação etiológica 97,3% das notificações foram de HBV, enquanto 2,7% apresentaram co-infecção com o vírus da hepatite C. Quanto à forma clínica, 86,9% dos casos foram classificados como hepatite crônica e a classificação final de 80,3% dos casos notificados foram confirmados através de exames laboratoriais. Conclusão: Foi observada uma associação entre baixa escolaridade e presença de hepatite na população estudada. O sexo masculino apresentou maior freqüência de positividade para o HBV. O preenchimento da ficha de investigação não demonstrou ser uma boa ferramenta para informação dos casos notificados.
Palavras-chave: Vírus hepatite B
Hepatite crônica
Epidemiologia
Sistema de Informação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20188
Data do documento: 30-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBERCIA DOS A. PIMENTEL-FINAL.pdf7,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.