Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20124
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da sensibilidade e especificidade de quatro testes ELISA e utilização da técnica de PCR para diagnóstico de linfadenite caseosa em caprinos
Autor(es): Carminati, Renato
Autor(es): Carminati, Renato
Abstract: A linfadenite caseosa é uma doença crônica que acomete principalmente caprinos e ovinos. O agente etiológico é a bactéria Corynebacterium pseudotuberculosis e a doença caracteriza-se pela formação de granulomas nos linfonodos internos ou superficiais e em outros órgãos. A avaliação da resposta imune humoral é uma importante ferramenta para localização de animais possivelmente infectados, dificultando desta forma a disseminação do agente. O presente estudo avaliou a sensibilidade e especificidade de quatro ensaios imunoenzimáticos (ELISA), tendo como padrão ouro o isolamento microbiológico, confirmado por PCR. Foram utilizados dois antígenos sendo o primeiro o sobrenadante da cultura de C. pseudotuberculosis em caldo BHI e o outro obtido a partir do fracionamento em três fases (TPP) do sobrenadante de cultura de C. pseudotuberculosis, no mesmo meio. Foram usadas 49 amostras de soro de caprinos que apresentavam granulomas superficiais, dos quais isolou-se C. pseudotuberculosis, as bactérias isoladas e identificadas por provas bioquímicas foram submetidas a reação de polimerase em cadeia. Foram usadas 50 amostras de soro de caprinos clinicamente sadios. A sensibilidade e especificidade do ELISA indireto BHI foi de 98% e 98%. Para o ELISA indireto TPP obteve-se uma sensibilidade e especificidade de 100% e 100%. Para o ELISA sanduíche BHI a sensibilidade e especificidade foram, de respectivamente 86% e 84%. A sensibilidade e especificidade para o ELISA sanduíche TPP, foram 74% e 72%. A banda de 815 bp para do fragmento 16S RNA de C. pseudotuberculosis foi amplificada para todas as 49 amostras isoladas.
Palavras-chave: Corynebacterium pseudotuberculosis
Linfadenite caseosa
Caprinos
Diagnóstico
ELISA
Resposta imune
PCR
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Imunologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20124
Data do documento: 23-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPgCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_ Renato Carminati.pdf834,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.