Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19507
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Economia, futebol e paixão: o comportamento do torcedor do Esporte Clube Bahia
Autor(es): Lima, Marcelo de Oliveira
Autor(es): Lima, Marcelo de Oliveira
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento econômico do torcedor do time de futebol do Esporte Clube Bahia, a partir da estimação de uma equação de demanda por ingressos para os jogos do time na cidade de Salvador. O trabalho contempla ainda a análise de um conjunto de mudanças estruturais recentes no clube e respectivas influências dessas mudanças no comportamento do torcedor. Dentre as mudanças, destacam-se o retorno e a queda do time à série A do Campeonato Brasileiro, a realização de partidas em um estádio novo e mais moderno e por fim a introdução de inovações institucionais e administrativas no clube após um processo de intervenção judicial.
The objective of this study is to analyze the economic behavior of fans of the football team of the Esporte Clube Bahia, using the estimation of a demand equation for tickets to attend the games in city of Salvador. The study also includes the analysis of a wide range of recent structural changes in the club and its respective influences in the behavior of the team's fans. These changes includes the return and fall of the team to the “A” series of the Brazilian Football Championship, the dispute matches in a new and more modern stadium, and finally the introduction of deep institutional and administrative innovations in the club after a intervention through a judicial process.
Palavras-chave: Economia do esporte
Futebol - Aspectos econômicos
Esporte Clube Bahia
Torcedor - Comportamento econômico
CNPq: Economia regional e meio ambiente
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19507
Data do documento: 17-Jun-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELO DE OLIVEIRA LIMA.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.