Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19251
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESTUDO DE EUGLENACEAE (EUGLENOPHYCEAE: EUGLENALES) EM CORPOS AQUÁTICOS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA
Autor(es): Fernandes, Hyvana
Autor(es): Fernandes, Hyvana
Abstract: fitoplâncton é um conjunto diversificado de organismos eucariontes fotossintetizantes que vivem suspensos na coluna de água e que estão na base de sustentação da vida nos ecossistemas aquáticos. Dentro do fitoplâncton, representantes da família Euglenaceae (Euglenophyceae: Euglenales) são pouco estudados, havendo um maior registro de estudos sobre o grupo apenas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Este trabalho foi desenvolvido em duas áreas no município de Vitória da Conquista, de agosto de 2010 à maio de 2012, se subdividindo em dois capítulos. O primeiro capítulo (intitulado Composição de Euglenaceae (Euglenophyceae: Euglenales) em corpos aquáticos lênticos no sudoeste da Bahia) apresenta uma caracterização taxonômica das espécies de Euglenaceae encontradas em dois ambientes aquáticos nesse município, nos quais não havia nenhum tipo de registro sobre esse grupo de organismos. Já o segundo capítulo (intitulado Estrutura da comunidade de Euglenaceae (Euglenophyceae: Euglenales) no Reservatório da fazenda Beija-flor, Município de Vitória da Conquista – Bahia) abrange uma caracterização ecológica a respeito da assembléia de euglenofíceas nessa área de estudo, demonstrando a estrutura dessa parcela da comunidade relacionando-a possíveis fatores abióticos que podem estar contribuindo para tal estruturação. A realização desse trabalho consistiu no primeiro estudo sobre essa família para o estado da Bahia, levando ao registro de 21 táxons para o estado, dos quais 18 são novas ocorrências para o nordeste brasileiro, o que soma informações aos poucos registros sobre o grupo nessa região e contribui para o conhecimento de euglenofíceas em território nacional.
Palavras-chave: Euglenophyta
Biodiversidade
Ambientes dulcícolas.
CNPq: Limnologia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/CAT/IMS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19251
Data do documento: 24-Mai-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Biológicas (IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC hyvana.pdf113,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.