Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19240
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DESMIDIACEAE (ZYGNEMATOPHYCEAE, STREPTOPHYTA) EXCETO COSMARIUM CORDA ex RALFS DA FICOFLÓRULA PLANCTÔNICA DA BARRAGEM DE MORRINHOS, POÇÕES, BAHIA
Autor(es): Santos, Maria Aparecida
Autor(es): Santos, Maria Aparecida
Abstract: A família Desmidiaceae abriga algas microscópicas, unicelulares, e de vida livre, destacando-se entre os diversos grupos de algas devido a elevada riqueza específica e genérica, além de uma parede celular complexa. O grupo é considerado cosmopolita, no entanto restrito a ambientes de água doce. O presente trabalho trata-se de um levantamento florístico dos táxons da família Desmidiaceae (Zygnematophyceae) presentes na ficoflórula planctônica da Barragem de Morrinhos, Poções, Bahia. Assim, como um trabalho de natureza qualitativa, o estudo objetivou a identificação, descrição e ilustração dos táxons amostrados para a área de estudo. As coletas foram realizadas em seis pontos da barragem a cada dois meses (durante o período de junho de 2012 a abril de 2013), totalizando seis coletas e 36 amostras, sendo estas realizadas com auxílio de uma rede de plâncton com abertura de malha de 20μm. Após coletado, o material foi armazenado em potes de polietileno com volume de 150 ml e para fins de conservação, fixados com solução de Transeau. Foram identificados 59 táxons, distribuídos em 11 gêneros, 57 espécies e duas variedades, sendo Staurastrum Meyen ex Ralfs o gênero melhor representado com 29 espécies, seguido por Euastrum Ehrenberg ex Ralfs com oito e Staurodesmus Teiling, com sete espécies. Também estiveram presentes os gêneros Micrasterias C. Agardh ex Ralfs (quatro espécies), Desmidium C. Agardh ex Ralfs (três espécies), Hyalotheca Ehrenberg ex Ralfs e Pleurotaenium Nägeli (duas espécies cada), Bambusina Kütz. ex Kütz, Haplotaenium T.Bando, Spondylosium Bréb. ex Kütz e Triploceras J.W. Bailey (uma espécie cada). Dentre os representantes de Desmidiaceae identificados, uma espécie - Staurastrum simplicius - é nova ocorrência para o Brasil, cinco táxons registrados anteriormente apenas para o estado da Bahia são citados pela segunda vez para o país, e 31 pela segunda vez para o estado.
Palavras-chave: Taxonomia
microalgas
Fitoplâncton
Desmídias
CNPq: Taxonomia de Criptógamas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/CAT/IMS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19240
Data do documento: 23-Mai-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Biológicas (IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Aparecida.pdf77,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.