Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19224
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Verificação da presença de trypanosoma cruzi nos triatomíneos coletados na região do planalto da conquista e identificação molecular através da PCR
Autor(es): Ferraz, Vanessa
Autor(es): Ferraz, Vanessa
Abstract: A doença de Chagas é causada pelo protozoário parasita intracelular Trypanosoma cruzi. Tem como vetores insetos hemípteros hematófagos, da família Reduviidae e subfamília Triatominae, conhecidos popularmente como barbeiros, onde no interior da Bahia se destaca espécies como Triatoma infestans e Triatoma sordida. Estima-se que o parasita infecte cerca de 10 milhões de pessoas no mundo, deixando 25 milhões sobre risco de infecção e aproximadamente 13 mil vão a óbito todos os anos vítimas da doença. Esta patologia pode se manifestar de duas maneiras, sendo na forma aguda em que 90 a 98% são assintomáticos e 2 a 10% sintomáticos, e na forma crônica, onde 60 a 80% dos indivíduos são assintomáticos e 20 a 40% sintomáticos. Para procura do parasita são utilizadas técnicas microscópicas e moleculares. O método de compressão abdominal dos vetores e análise em lâminas é o mais utilizado para identificar a presença do parasita, porém métodos moleculares como a PCR são mais eficazes e precisos no diagnóstico. Neste trabalho foram utilizados os dois métodos (identificação por lâminas e método molecular para amplificação do DNA do parasita). Os triatomíneos foram capturados em ambientes intra e peridomiciliar, coletados no distrito de Bate Pé, município de Vitória da Conquista na Bahia. Um total de 46 exemplares foi capturado onde cinco (10,6%) apresentaram resultados positivo ao parasita no diagnóstico molecular. O que reflete o potencial risco de transmissão da doença para população na localidade estudada, cabendo medidas de controle e prevenção contra os mesmos.
Palavras-chave: Doença de Chagas.
Trypanosoma cruzi
Triatomíneos
Transmissão
Contaminação.
CNPq: Genética
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/CAT/IMS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19224
Data do documento: 20-Mai-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Biológicas (IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC vanessa ferraz.pdf10,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.