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Title: O sujeito adolescente e os impasses frente à lei: uma leitura psicanalítica
Authors: Machado, Sheyla Santana
???metadata.dc.contributor.advisor???: Fernandes, Andréa Hortélio
Keywords: Adolescência;Lei;Sintoma;Responsabilidade;Psicanálise;Adolescence;Law;Symptom;Responsibility;Psychoanalysis
Issue Date: 29-Apr-2016
Abstract: A experiência clínica com sujeitos adolescentes desvela dois fenômenos que frequentemente caracterizam a passagem da infância à idade adulta: a dificuldade do desligamento da autoridade parental e o surgimento de manifestações sintomáticas que privilegiam o agir. Essa pesquisa tem como objetivo geral examinar, na perspectiva psicanalítica, o processo de desligamento da autoridade parental e os impasses frente à lei, articulando-os às manifestações sintomáticas que estes sujeitos apresentam, em particular, no que se refere à assunção da responsabilidade frente ao gozo e ao desejo. Este objetivo se desdobra em três passos intermediários: identificar o processo de desligamento parental de sujeitos adolescentes, tomando em consideração as noções de desejo e gozo; analisar o tratamento dado pela psicanálise à responsabilidade pelo gozo nas manifestações sintomáticas, considerando a questão do desligamento da autoridade parental; identificar as relações do sujeito adolescente com o gozo, enfocando suas modalidades de acordo com a teoria de Jacques Lacan. O método utilizado é a construção do caso clínico no qual o saber produzido numa análise é metaforizado em formulações teóricas, tendo como efeito uma atualização dos conceitos estabelecidos, no sentido da produção de novas abordagens e tratamento do tema investigado. Nesta pesquisa, foram selecionados fragmentos clínicos de dois sujeitos adolescentes cujas manifestações sintomáticas (depressão e bullying) acarretaram prejuízos importantes na possibilidade de inscrever-se no laço social e atender às exigências da vida. Essa pesquisa se justifica no sentido de ampliar a visão sobre a subjetividade na adolescência e, deste modo, fornecer subsídios adicionais àqueles que lidam com adolescentes em suas práticas profissionais cotidianas. Sua relevância se centra na contribuição que poderá oferecer ao debate atual em torno da extensão da adolescência. Na discussão dos casos, chegou-se à conclusão de que as manifestações sintomáticas representam, no sujeito adolescente, um primeiro tempo de elaboração do encontro com o real do sexo sob a égide do supereu, como representante paterno. Nesse processo, a autoridade parental vem a ser substituída pela autoridade dos significantes singulares do sujeito. Além disso, verificou-se que o trabalho significante responde pela transformação do sintoma, sendo que todas as fases que o sintoma atravessa implicam uma forma particular de responsabilidade em relação ao gozo e, portanto, de inscrição no laço social. Finalmente, foi possível confirmar a importância da oferta de um espaço de fala que permita aos sujeitos adolescentes fazer face ao real do sexo e da morte, bem como assumir a responsabilidade pelo próprio destino. The clinical experience with teenager subjects unveils two phenomena that currently characterize the passage from childhood to adulthood: the difficulty of detachment from parental authority and the emergence of symptomatic manifestations which privilege the act. This research has as general objective to examine, at a psychoanalytic perspective, the detachment process from parental authority and the impasses facing the law, linking them to the symptomatic manifestations that these subjects present, in particular, with regard to the assumption of the responsibility facing the jouissance and the desire. This objective unfolds in three intermediate steps: identify the parental detachment process of adolescent subjects, taking into consideration the notions of desire and jouissance; analyse the treatment given by the psychoanalysis to the responsibility for the jouissance in the symptomatic manifestations, taking in account the issue of the detachment of parental authority; identify the relationship of the adolescent subject with jouissance, focusing on its modalities in accordance with the theory of Jacques Lacan. The method used is the construction of clinical case, in which the knowledge produced in an analysis is methaphorized in theoretical formulations, having the effect of a refresh of the established concepts, towards the production of new approaches and treatment of the investigated theme. In this research, we selected clinic fragments of two teenager subjects, whose symptomatic manifestations (depression and bullying) led to important prejudices in the ability to inscribe themselves in the social bond and meet the demands of life. This research intent is to enlarge the vision about the subjectivity in adolescence and provide additional subsidies to those who deal with adolescents in their everyday professional practices. Its relevance is focused on the contribution that can offer the current debate around the extension of adolescence. In the discussion of the cases, it was concluded that symptomatic manifestations represent, on the adolescent subject, a first time of preparation of the encounter with the real of sex under the aegis of the superego, as paternal representative. In this process, the parental authority is replaced by the authority of the subject‟s singular signifiers. in addition, it was found that work on signifiers is responsible for the transformation of the symptom, and all stages that the symptom crosses, involve a particular form of responsibility with regard to the jouissance and, therefore, of inscription in the social bond. Finally, it was possible to confirm the importance of offering to teenager subjects a talking space that allows them to face with the real of sex and death, as well as take responsibility for their own fate.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19019
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