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Title: De uma psicologia do desenvolvimento ao desenvolvimento de uma psicologia: revisão de uma práxis científica
Authors: Lopez, Fábio Nieto
???metadata.dc.contributor.advisor???: Coutinho, Denise Maria Barreto
Keywords: Psicologia do desenvolvimentologia. Estudos sobre Universidade.;Epistemologia da psicologia;Vocabulário em psicologia;Estudos sobre Universidade;Developmental psychology;Epistemology of psychology;Vocabulary in psychology;University studies
Issue Date: 28-Apr-2016
Abstract: O presente estudo reúne quatro artigos complementares sobre a ideia de desenvolvimento, com foco na psicologia brasileira. A escolha pelo formato artigos visou contemplar diferentes perspectivas, métodos e abordagens de aproximação ao tema. As principais lentes teóricas de todo o estudo foram ideias e noções de Michel Foucault e Pierre Bourdieu. O objeto geral foi descrever e analisar parte da produção científica da psicologia do desenvolvimento no Brasil nas décadas de 1990 e 2000, buscando compreender como esta subárea da psicologia se configura ao longo desse breve e intenso período. Como objetivos específicos, destacamos: O que vem sendo produzido e como vêm sendo configuradas investigações forjadas sob a rubrica da psicologia do desenvolvimento? Que pressupostos e ressonâncias estão contidos no termo “desenvolvimento”, significante fulcral para a psicologia? Quais podem ser as alternativas conceituais à noção de desenvolvimento humano no campo da psicologia brasileira hoje? No primeiro artigo, exploramos a configuração contemporânea da área através da revisão dos principais descritores relacionados à psicologia do desenvolvimento em Programas de Pós-Graduação de São Paulo, maior polo de produção científica no Brasil, analisando distinções em termos de perspectivas teóricas e temáticas. O segundo artigo compara a produção científica do II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, no ano de 1998, com sua oitava edição, no ano de 2011, usando como principais evidências os resumos publicados nos Anais e o programa do evento. No terceiro artigo, utilizando o recurso do olhar etnográfico, revisamos como a noção de desenvolvimento sofre deslizamentos de significado em decorrência das práticas escolares e disciplinares, mobilizadas pelas transformações históricas em curso, impulsionadas pelo ideal de progresso. O quarto e último artigo é um ensaio que parte de experiências pessoais no campo da educação com objetivo de assumir a função biográfica da escrita como dispositivo para construção de autonomia e transformação. This study brings together four complementary articles on the idea of development, focusing on Brazilian psychology. The 'articles' format of choice sought to explore different perspectives, methods and approaches to the subject. The study’s main theoretical lenses were the ideas and notions of Michel Foucault and Pierre Bourdieu. The general objective was to describe and analyze the scientific production on Developmental Psychology in Brazil in the 1990s and 2000s, so as to understand how this subarea of psychology configured itself throughout that brief and intense period. Specific objectives include: What is being produced and how have the investigations written under the rubric of Developmental Psychology being shaped? Which assumptions and resonances does the term "development" contain? Which could be the conceptual alternatives to the notion of human development in the field of Brazilian Psychology today? In the first article, we explore the field's contemporary setting by reviewing the main descriptors related to Developmental Psychology in São Paulo's Graduate Programs, Brazil's largest scientific production center, by analyzing distinctions in terms of theoretical and thematic perspectives. The second article compares the scientific production of the 2nd Brazilian DevelopmentalPsychology Conference (1998), with its eighth edition, held in 2011, using as key evidence the abstracts published in the Annals and the event's schedule. In the third article, by utilizing the 'ethnographic gaze' tool, we review how the notion of 'development' has its meaning altered as a result of academic and disciplinary practices, mobilized by the historic changes taking place, driven by the ideal of progress. The fourth and final article is an essay derived from personal experiences in the field of education, which seeks to establish the biographical role of writing as a device that builds autonomy and transformation.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19004
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