Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18660
Tipo: Dissertação
Título: "Aqui são usos e frutos": Uma analise antropológica sobre a comunidade quilombola do Alto do Tororó na Baía de Aratu, Salvador (BA)
Autor(es): Nascimento, Laura
Autor(es): Nascimento, Laura
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma entrada etnográfica a comunidade do Tororó, comunidade quilombola em processo de reconhecimento, localizada no Subúrbio de Salvador (BA) cujo território é banhado pelas águas da Baia de Aratu, visando contribuir para a compreensão de como se configuraram momentos do processo de territorialização da comunidade ao longo do último século. O trabalho dos antigos que embrenharam em matas virgens morando em casas de taipa cobertas de palha de coqueiro garante a origem da constituição dos direitos sobre os usos do território socialmente ocupado. Aspectos da dinâmica interna pertinentes ao grupo são apresentados através da análise dos processos de mobilização política-organizativa mediante apropriação de identidades étnicas, e da capacidade do grupo de imaginar e inventar seu futuro.
Palavras-chave: identidade étnica
processo de territorialização
territorialidade
CNPq: Antropologia
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGA (UFBA)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18660
Data do documento: 26-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO mestrado versão capa dura.pdf3,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.