Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18362
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação comparativa de instrumentos de suporte social em pacientes portadores de esquizofrenia: revisão sistemática da literatura
Autor(es): Soares, Tiago Tachard
Autor(es): Soares, Tiago Tachard
Abstract: AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE INSTRUMENTOS DE SUPORTE SOCIAL EM PACIENTES PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Introdução: O suporte social (SS) é reconhecido como um alicerce fundamental no acompanhamento de pacientes e está associado ao prognóstico de diversos tipos de doenças, sobretudo dos transtornos psiquiátricos. Sua variedade de definições é extensa, bem como sua multiplicidade de instrumentos de escala e mensuração, acarretando, de forma geral, em falta de uniformidade e, consequentemente, impreci são científica. Objetivo: O objetivo principal deste estudo consiste em sistematizar informações contidas na literatura médica acerca do uso de diferentes métodos de avaliação e mensuração do SS em M etodologia pacientes portadores de esquizofrenia. : Foram incluídos estudos publicados entre 2004 e 2014, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, que abordassem os diferentes instrumentos de avaliação do SS no acompanhamento de pacientes portadores de esquizofrenia. Foram utilizadas as palavras-chave “social support”, “social network”, “psychosocial support system” e “schizophrenia”, e as bases de dados PubMed, SciELO, LILACS, ISI Web of Knowledge e Cochrane Library. Resultados: Foram gerados 6.742 artigos, sendo excluídas 45 referências em duplicidade e, posteriormente, foram excluídos 6.438 estudos por não possuírem as palavras-chave em título ou abstract, totalizando 259 artigos selecionados para leitura integral. Finalmente, houve a exclusão de 252 artigos por não mencionarem instrumentos que avaliem SS aplicados em pacientes portadores de esquizofrenia. No total, foram identificados seis instrumentos de avaliação de SS nos sete artigos avaliados, os quais são descritos e caracterizados. Discussão: A avaliação de SS é bastante discutida em países ricos, em detrimento dos países em desenvolvimento, onde o SS deveria ser mais necessário, em virtude das más condições dos sistemas de saúde nestes países. É necessário fomentar estratégias de validação de instrumentos de avaliação de SS na população portadora de esquizofrenia dos países subdesenvolvidos. CONCLUSÃO: O Medical Outcomes Study Social Support Survey é o instrumento de avaliação que abrange todas as esferas do SS, enquanto o Social Network Schedule se destaca por fornecer uma visão objetiva e quantitativa da rede social do indivíduo.
Palavras-chave: Suporte social
rede social
esquizofrenia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18362
Data do documento: 10-Dez-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tiago Tachard Soares.pdf672,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.