Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18304
Tipo: Dissertação
Título: Composição de Microcanções CDG no PROLICENMUS: uma discussão sobre o confronto entre respostas por antecipação e liberdade para criar
Autor(es): Nunes, Leonardo de Assis
Autor(es): Nunes, Leonardo de Assis
Abstract: Este trabalho propõe uma discussão sobre o confronto entre limites que cerceiam e limites que libertam, no ensino de Música na modalidade a distância mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Seu objeto de estudo é formado pelo conjunto de ações educativas pertinentes a um processo específico para formação de professores de Música para a Escola Básica brasileira. Trata-se, esse, do ensino para composição de Microcanções CDG (Cante e Dance com a Gente), conforme ocorrido no curso pioneiro no país na área de Licenciatura em Música, em modalidade a distância mediada pela internet, da UFRGS e Universidades Parceiras (PROLICENMUS), ao longo dos semestres 2008/01 a 2011/02, no âmbito de cinco interdisciplinas de seu currículo. Constatou-se, por um lado, que à Educação a Distância (EAD), processo predominantemente assíncrono, é inerente a necessidade de antecipar respostas, antes mesmo que os alunos tenham enunciado suas dúvidas, o que tende a tornar a comunicação estruturada, consequente e previsível; por outro, que o desejável num processo de criação, como o que conduz à composição musical e se realiza tradicionalmente de modo síncrono, é que ele seja aberto, flexível e surpreendente. Espera-se, desse modo, ampliar a discussão sobre a oferta de formação profissional para professores de Música nessa modalidade de ensino, mundo esse globalizado e informatizado que, para além do aproveitamento tecnicista e instrumental dos sempre novos recursos tecnológicos colocados à disposição das pessoas, busca perceber também o que eles produzem de novos sentidos para elas, e essas, por meio deles.
This paper discusses the confrontation between limits that restrain and limits that set free in Music Teaching in Distance Education modality, mediated by Information and Communication Technologies (ICT). Its object of study is composed by the set of educational activities which are relevant to a specific training process of Brazilian Primary School music teachers. This process is the training for Microsongs CDG (Cante e Dance com a Gente) composition as taught in the pioneer Music Teaching course in Brazil in Distance Education modality through the internet by UFRGS and Partner Universities (PROLICENMUS). This training took place in five of the curriculum's interdisciplinary courses taught over the 2008/01 to 2011/02 semesters. It was observed that, in one hand, the Distance Education, predominantly an asynchronous process is inherent to the need to anticipate answers, even before students have stated their doubts. This tends to make the communication structured, consequent, and predictable. On the other hand, the desirable in a process of creation, as it leads to musical composition and traditionally takes place synchronously, is that it is open, flexible, and surprising. It is expected, thus, that this could broaden the discussion on professional training offering for Music teachers in this kind of education in a globalized and computerized world which, beyond the technical and instrumental use of the ever-new technological resources available to people, also seeks to realize what they produce in terms of new meanings to them, and those through them.
Palavras-chave: Composição
Microcanção
PROLICENMUS
Proposta Musicopedagógica CDG
EAD
CNPq: Música
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18304
Data do documento: 27-Nov-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_LeonardoAssisNunes-UFBA.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.