Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18246
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Redução da pressão arterial em pacientes com apneia obstrutiva do sono e asma grave após uso de pressão positiva contínua nas vias aéreas superiores.
Autor(es): Reis, Camilla de Oliveira dos
Autor(es): Reis, Camilla de Oliveira dos
Abstract: REDUÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM PACIENTES COM APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO E ASMA GRAVE APÓS USO DE PRESSÃO POSITIVA CONTÍNUA NAS VIAS AÉREAS SUPERIORES. Introdução: Asma apresenta maior chance de desenvolver hipertensão arterial sistêmica (HAS), assim como síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS). Estudos mostram que pode ocorrer redução dos níveis pressóricos em pacientes hipertensos com SAOS, tratados com pressão contínua nas vias aéreas (CPAP). Objetivo: Avaliar a pressão arterial (PA) em pacientes com SAOS e asma grave, antes e após tratamento com o CPAP. Metodologia: Estudo prospectivo, quasi-experimental, composto por 29 pacientes com diagnóstico de asma grave e SAOS. Para participarem do estudo, os pacientes deveriam ser acompanhados pelo Programa para o Controle da Asma na Bahia, em Salvador, com diagnóstico clínico e funcional de asma grave. Foi realizada polissonografia noturna basal, aplicado questionário sobre o histórico do paciente, escala de Epworth, questionário ACQ-6, realizadas medidas espirométricas. Os pacientes compareceram uma noite no laboratório do sono para realização de polissonografia noturna com titulação manual do CPAP. Foi realizada aferição manual da PA com esfigmomanômetro aneroide antes e após o tratamento com o CPAP por 60 dias. Resultados: Ao ser aplicado o teste de Brief adaptado nos pacientes com asma grave e SAOS, pode-se observar que 91% desses utilizaram pelo menos 4 vezes/semana, por pelo menos 6 horas/noite. Foi possível observar que, dos 22 pacientes avaliados, já que houveram 7 exclusões, 63,64% (n=14) apresentaram redução da PA sistólica; 54,54% (n=12) apresentaram redução da PA distólica; 50% (n=11) obtiveram redução da PA sistólica e diastólica; e em 59,09% (n=13) foi possível notar redução da pressão arterial média. Ao comparar as medidas da PA sistólica e diastólica observou-se: (130 + 16 x 124 + 16; p=0,006) e (83,1 + 10,6 x 80,5 + 12,3; p=0,097), respectivamente. Os valores da Escala de Epworth antes e após tratamento foram: (14,6 + 6,9 x 8,9 + 7,1; p=0,004). Conclusão: Através do presente estudo, foi observado redução significante dos níveis da PA dos pacientes com SAOS e asma grave, após tratamento com CPAP.
Palavras-chave: Hipertensão
2. Apneia do sono tipo obstrutiva
Asma
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18246
Data do documento: 19-Nov-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camilla de Oliveira dos Reis.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.