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Title: Identificação do acervo documental e museológico de docentes da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia do período da ditadura militar (1964 a 1985)
Authors: Santos, Jorge Lincoln Régis dos
Casas, Ceci Bastos de Souza Pardo
Oliveira, Louise Anunciação Fonseca de
Keywords: Acervo arquivístico;Acervo museológico;Escola Politécnica;Universidade Federal da Bahia;Docentes;Ditadura
Issue Date: Jul-2015
Publisher: Universidade Federal da Bahia
Citation: SANTOS; Jorge Lincoln Régis dos; CASAS, Ceci Bastos de Souza Pardo; OLIVEIRA, Louise Anunciação Fonseca de. Identificação do acervo documental e museológico de docentes da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia do período da ditadura militar (1964 a 1985). In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ARQUIVOLOGIA DA UFBA, 1., 2015, Salvador. Programação e caderno de resumos. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2015. 96 p.
Abstract: Ao longo de sua história, a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (EPUFBA) acumulou um acervo documental que delineia uma trajetória de crescimento, transformações e consolidação e, portanto, de considerável relevância para a sociedade baiana em geral, bem como para a comunidade acadêmica, científica e profissional. No que tange ao tratamento documental, o trabalho de resgate da sua memória tem contemplado documentos como atas de congregação, correspondências, relatórios, dentre outros. Esta comunicação, em particular, visa relatar o trabalho de identificação do acervo documental e museológico de docentes da Escola Politécnica. O objetivo principal é dar uma contribuição significativa no acesso à informação das atividades-fim desta unidade de ensino até então guardada, mas inacessível, porque não tratada e descrita. As reflexões deste trabalho decorrem de um projeto de pesquisa em andamento, inserido no Programa Pense, Pesquise e Inove à UFBA (PROUFBA) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI/UFBA). O projeto, intitulado “Acervo documental e museológico de docentes da Escola Politécnica da UFBA: Resgate histórico do período da Ditadura Militar (1964 a 1985)”, tem como objetivo geral o de identificar os docentes da Escola Politécnica da UFBA do período da ditadura militar brasileira e as ações dos mesmos em relação à ordem vigente. Por se constituírem em um conjunto de documentos imprescindíveis para remontar a história dessa unidade ao longo dos seus 118 anos, assim como para o ensino da engenharia baiana e brasileira, o acervo documental dos docentes (aposentados ou falecidos) necessita ser identificado e descrito para que ocorra a preservação e difusão do conhecimento acumulado pela Escola Politécnica e pela Universidade Federal da Bahia ao longo de sua trajetória. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória, bibliográfica, documental e de levantamento. A teoria e o método são aplicados por meio de ficha diagnóstico, com intuito de identificar: 1. Docentes que se envolveram de fato com organizações guerrilheiras; 2. Docentes acusados de crimes cometidos dentro da sala de aula, como a divulgação de material subversivo ou mesmo ideias subversivas; 3. Tipologias documentais onde há referência direta às provas constituídas para a acusação de um crime por parte do docente. As fontes documentais utilizadas são documentos acumulados pela Escola e pelo próprio docente e correspondências do Departamento de Polícia Federal e da Assessoria de Segurança da Informação (AESI/UFBA), que se referiam aos docentes da Escola Politécnica focalizados neste estudo. A metodologia do trabalho foi composta por três etapas: na etapa 1 foi realizado o inventário e diagnóstico do acervo documental e museológico dos docentes desta unidade de ensino. A etapa contemplou a identificação dos acervos de docentes existentes docentes no Arquivo Histórico e outros setores da EPUFBA, a fim de processá-los tecnicamente. O acervo museológico identificado, composto por 47 obras de arte (distribuídas em 31 telas, 10 fotografias e 06 molduras), datadas dos séculos XIX e XX, foram restauradas em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA/BA); na etapa 02, ao se diagnosticar a presença dos acervos de docentes nas secretarias dos departamentos e gabinetes de ex-docentes da EPUFBA, solicitou-se ao setor à oficialização, através de listagem, do recolhimento dos mesmos ao Arquivo Histórico. Na etapa 3 realizou-se a higienização mecânica dos referidos documentos. Essas etapas foram fundamentais para o planejamento das atividades de organização física e descrição minuciosa dos documentos, objetivos das próximas etapas da pesquisa. Contudo, há ainda pouca documentação selecionada, organizada e descrita à respeito desta tão importante unidade de ensino no contexto da Universidade Federal da Bahia. Neste estudo trabalhou-se com uma amostra deste acervo documental, representada pelo acervo documental e museológico des docentes, aposentados ou falecidos, que lecionaram na EPUFBA e que ocuparam cargos de direção e chefia ao longo da ditadura militar, reconstituindo as sanções sofridas e ações dos mesmos em relação à ordem vigente. Foi possível vislumbrar a riqueza de informações que esta documentação comporta, uma vez aplicados os métodos arquivísticos. Este trabalho também demonstra a contribuição que a Arquivologia, consubstanciada em seus métodos e princípios, pode dar ao acesso à informação e, por consequência, à consolidação da memória no âmbito universitário. Na medida em que se realiza a identificação arquivística, é possível trazer à tona a documentação, esclarecendo o passado e garantindo à difusão do conhecimento até então guardado. Recomenda-se, portanto, o prosseguimento do trabalho, com infraestrutura e equipe qualificada para que se expanda o rol de documentação analisada e, com isso, o conhecimento sobre o ensino da engenharia baiana e brasileira.
Description: Resumo expandido vinculado ao projeto de pesquisa aprovado pelo Programa Pense, Pesquise e Inove à UFBA (PROUFBA/2013), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA (PROPCI/UFBA).
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18136
ISBN: 978-85-8292-047-3
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