Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17815
Tipo: Dissertação
Título: Olhar geográfico sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos: um estudo comparativo das representações socioespaciais nas feiras livres dos bairros George Américo e Cidade Nova em Feira de Santana-BA
Autor(es): Silva Júnior, Ivan de Matos e
Autor(es): Silva Júnior, Ivan de Matos e
Abstract: Atualmente, a produção de mercadorias segue num ritmo de crescimento jamais visto na história humana. Fato este que repercutiu no incremento acelerado de resíduos sólidos de diferentes composições, ocasionando danos aos sistemas ecológicos e, por extensão, gerando problemas de saúde pública. Nesse contexto, a privatização do acesso aos bens produzidos e a socialização dos prejuízos acarretados pela lógica do descarte têm revelado a natureza desigual que é claramente observada no espaço geográfico, especialmente em espaços urbanos. Uma ciência como a geografia que se propõe estudar as relações Sociedade e Natureza e suas implicações no espaço geográfico não poderia deixar de discutir uma das variáveis mais emblemáticas dessas relações: a questão dos resíduos sólidos e suas múltiplas representações. Assim, a presente dissertação ora apresentada como estudo comparativo de natureza quali-quantitativo, tem o objetivo resgatar a relação entre sociedade/espaço/resíduo, a partir da análise das representações de feirantes, consumidores e moradores do entorno das feiras livres da Cidade Nova e George Américo, bem como as representações da administração municipal responsável pela gestão desses espaços, no contexto urbano da 2ª maior cidade do Estado da Bahia, Feira de Santana, conhecida como Feira ou Princesa do Sertão. A escolha das feiras livres supracitadas foi motivada pela constatação da aplicação desigual de políticas públicas de modernização nesses ambientes, onde a questão dos resíduos sólidos serviu como pretexto para compreender até que ponto tais políticas contribuem na modificação das representações de lixo, bem como práticas de manejo de resíduos, limpeza e higienização. Para tanto, empreendeu-se a análise das representações, inspirada na metodologia da Análise de Conteúdo, que se preocupou em resgatar o pensamento, os saberes cotidianos das pessoas, ou seja, a fala social, a fim de descrever e analisar, entre outras coisas, o significado de feira e lixo. Como um dos resultados deste estudo comparativo, pode-se indicar afirmações que acusam a relação de sinonímia entre lixo, doença e morte, bem como a disseminação de discursos que reproduzem mitos que asseguram acepções negativas de lixo, conferindo inclusive distinções entre lixo e resíduo. Outro aspecto importante apontado pelo estudo diz respeito à identificação de discursos a favor do reaproveitamento dos resíduos nesses espaços, bem como um quadro de descontentamento frente ao descaso do poder público quanto à ausência de políticas de minimização e reaproveitamento dos resíduos gerados.
Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos
Meio ambiente
Sustentabilidade
Feiras livres
Políticas públicas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17815
Data do documento: 30-Mai-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (POSGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ivan de Matos e Silva Júnior.pdf10,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.