Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17680
Tipo: Dissertação
Título: Á vontade entre estranhos: a dádiva e o Projeto Apoio a Distância em Salvador (BA)
Autor(es): Almeida, Lareyne Luedy Oliveira Lima Cordeiro de
Autor(es): Almeida, Lareyne Luedy Oliveira Lima Cordeiro de
Abstract: Este trabalho buscou três objetivos. O primeiro de verificar vínculos que se assemelham a manifestações da dádiva no Projeto Apoio a Distância (PAD). O segundo objetivo pretendeu discutir a dádiva no conceito de Jacques Godbout e sua manifestação no Projeto Apoio a Distância. E o terceiro de demonstrar a importância da dádiva na estruturação, manutenção e sustentabilidade do projeto. O trabalho demonstra como o projeto colabora para a geração de vínculos, principal propósito da dádiva, o que pode contribuir para o aperfeiçoamento e a perpetuidade do próprio projeto. Mesmo baseando-se em uma única iniciativa, inúmeras organizações do Terceiro Setor trabalham com iniciativas semelhantes, estendendo as descoberta do trabalho a estas também. Realizado por meio de estudo de caso do projeto em Salvador (BA), volta-se para o apoiador ou padrinho, com a perspectiva de demonstrar que a ação da dádiva não é circunscrita ao apoiado, mas envolve os dois pólos da relação. O posicionamento do Brasil não mais como um país recebedor de projetos de cooperação internacional, mas como um país doador ou player, contribui para o surgimento da necessidade dos gestores de criação de estratégias de sensibilização de famílias brasileiras para a continuidade do projeto, as quais devem considerar a presença do dom.
The first will highlight that resemble the manifestations of the gift in the Distant Support Project (PAD). The second aim is discuss the gift between strangers on the concept of Jacques Godbout and its manifestation in Distance Support Project (PAD). And the third is demonstrate the importance of gift for the structuring, maintenance and stainability of PAD. The dissertation will show how the project helps to generate links which is the main proposal of the gift, possibility also contributing to improve and maintain the project itself. Even being based in an unique initiative, many third sector organizations work with similar proposals expanding the findings of the work to these as well. Based on a case-study of the project in the municipality Salvador (Bahia) it is addressed to the sponsor showing that the gift is not only forwarded to the sponsor. It is a two way relationship. The Brazilian position of a no further supported country from international cooperation projects but as a donor country or player push managements to create strategies in order to mobilize Brazilian families to continue the project that should consider the gift. The work shows invisible relationships (gifted ones) that deserve to be observed.
Palavras-chave: Dádiva
Estranho
Terceiro Setor
Projeto Apoio a Distância.
Gift
Strange
Third Sector
Distant Support Project (PAD)
País: brasil
Sigla da Instituição: EAUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17680
Data do documento: 11-Mai-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAREYNE_LUEDY_OLIVEIRA_LIMA_CORDEIRO_DE_ALMEIDA.pdf12,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.