Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17640
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Associação entre tireoidite de Hashimoto e carcinoma papilífero da tireoide: um estudo de 1.049 pacientes avaliados por punção aspirativa guiada pela ultrassonografia
Autor(es): Santana, Allan Chastinet Pitangueira
Autor(es): Santana, Allan Chastinet Pitangueira
Abstract: A coexistência de tireoidite de Hashimoto (TH) e carcinoma papilífero da tireoide (CPT) em um mesmo paciente tem sido relatada e deve ser lembrada sempre que houver dados clínicos que aumentem o risco para neoplasia, a exemplo de indivíduos do gênero masculino, pacientes que foram submetidos à irradiação de cabeça e pescoço, faixas etárias extremas e história familiar de câncer da tireoide. OBJETIVOS: Investigar em um grupo de 49 pacientes submetidos à cirurgia, avaliados previamente pela PAAF-USG, se houve associação de carcinoma papilífero da tireóide com tireoidite de Hashimoto. METODOLOGIA: Foi utilizada uma amostra de pacientes consecutivos, portadores de bócios uni e multinodulares, estudados por punção aspirativa guiada pela ultrassonografia, para avaliar o percentual dos pacientes que albergavam malignidade e tireoidite, associadamente. Para o diagnóstico de TH em toda a amostra estudada, consideraram-se os aspectos característicos da citopatologia, segundo a classificação Bethesda. Para avaliar a associação entre as patologias, levou- se em conta a presença de aspectos histopatológicos clássicos: folículos atróficos, metaplasia oncocítica e folículos linfóides com centro germinativo. RESULTADOS: De 1.049 pacientes portadores de bócios nodulares (903 F/ 146 M), avaliados por PAAF-USG no Hospital São Rafael, 173 (16,4%) tinham quadro citopatológico de tireoidite. Dos 49 pacientes operados, 5 (10,2%) tiveram diagnóstico de TH na análise histopatológica, 32 (67,4%) revelaram CPT dos quais 9 (27,3%) tinham concomitantemente quadro histopatológico de TH. Nos casos de nódulos benignos, 5 (31,3%) exibiam também quadro de TH e em 2 deles havia outras patologias associadas. Nos grupos TH / CPT / CPT+TH, a proporção de acometimento do gênero feminino foi, respectivamente: 100% / 91,6% / 77,8%. A distribuição da média da idade (anos) nos três grupos foi: 41,5 / 43,3 / 48,5. Não houve associação entre as duas patologias, neste estudo, onde a TH esteve presente em 31,1% dos casos benignos e em 27,3% dos malignos (Teste exato de Fischer p=0,8). DISCUSSÃO: Recentemente, tem-se chamado a atenção para a frequente associação da tireoidite com CPT, o que encontra respaldo em estudo com marcadores moleculares. Em outras séries avaliadas, chama a atenção a maior proporção de nódulos benignos operados enquanto neste estudo, foram selecionados 67,4% de nódulos malignos. CONCLUSÃO: Em nosso estudo não houve associação entre TH e câncer da tireoide, mas a possibilidade de malignidade em TH deve ser sempre lembrada em razão da concomitância das duas patologias, já revelada na literatura.
Palavras-chave: Câncer da tireoide
Nódulo tireoidiano
Tireoidite de Hashimoto
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17640
Data do documento: 11-Mai-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Allan Chastinet Pitangueira Santana Copy.pdf658,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.