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Title: Ciência em transe: a história da CAPES nos anos 1970
Authors: Barbosa, Caio Fernandes
???metadata.dc.contributor.advisor???: Ferreira, Muniz Gonçalves
Keywords: Brasil;Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Historia;Ciência;Educação
Issue Date: 23-Apr-2015
Abstract: Neste trabalho vamos analisar as transformações ocorridas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre os anos de 1969 e 1979. Este pequeno recorte da história desta instituição nos permite compreender a relação da Ditadura e as importantes ações que promoveram transformações importantes na pósgraduação e na Ciência e da Tecnologia. Essas transformações contribuíram de forma definitiva para a institucionalização da ciência e da tecnologia no Brasil. Inovações propostas pela Capes ganharam um profundo enraizamento na comunidade acadêmica como é o caso dos mestrados e doutorados sanduíches. Outras ferramentas criadas pela instituição modelaram a comunidade acadêmica brasileira, como é o caso da mudança na forma de distribuição das bolsas – que deixaram de ser individuais e passaram ser institucionais – que desencadeou o surgimento das pró-reitorias de pós-graduação. Outro exemplo importante é o da criação de uma avaliação nacional dos programas de pós-graduação desenvolvida pela Capes. Tudo isso ocorreu sobre o olhar da Ditadura, que visando o projeto de “Brasil Potencia” permitiu a ampliação da rede de pósgraduação. This work analyzes the changes occurred in the policies implemented by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) during 1969 to 1979. The study of this brief period in the history of this institution allows us to understand the relationship of the dictatorial government and important actions that promoted changes in post-graduate studies, science and technology in Brazil, and were strong contributors for their institutionalization in Brazilian universities. Innovations proposed by Capes gained a wide acceptance in the academic community as it was the case of masters and doctoral “sanduíche” (scholarship that support Brazilian post-graduate students to stay a period in another academic center in a different country). Other tools created by the institution shaped the Brazilian academic community, such as the change in distribution of scholarships – that became no longer individual, but institutional - and triggered the emergence of pro-rectories dedicated to academic post-graduate studies. Another important example was the creation of a national system to evaluate the post-graduate programs also developed by Capes. All this occurred under the supervision of the dictatorial government, that aiming the project of "Brasil Potência" (Brazil as a world power), boosted the expansion of the network of post-graduate studies programs in the country.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17456
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