Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17280
Tipo: Dissertação
Título: Caracterização da expressão dos receptores toll-like 2 e toll-like 4 em monócitos de pacientes com leishmaniose tegumentar
Autor(es): Polari, Ludmila Porto Mendes
Autor(es): Polari, Ludmila Porto Mendes
Abstract: Introdução. A leishmaniose cutânea (LC) causada por Leishmania braziliensis é caracterizada por forte resposta imune do tipo Th1, importante para a eliminação do parasito, mas associada com o desenvolvimento das lesões. Apesar dos vários estudos sobre a imunologia da LC, vários aspectos sobre os estágios iniciais da infecção permanecem desconhecidos. Os receptores toll-like (TLR) são expressos em diversos tipos celulares, como monócitos, e a ativação desses receptores está associada à síntese de citocinas pró-inflamatórias, que iniciam a resposta imune inata. Entretanto, ainda não se tem certeza do papel dos TLRs na LC humana. Objetivo: Caracterizar a expressão dos TLRs 2 e 4 nas subpopulações de monócitos de pacientes com leishmaniose cutânea. Materiais e métodos: As expressões dos TLRs 2 e 4 e de TNF e de IL-10 foram avaliadas por citometria de fluxo nas subpopulações de monócitos de 37 pacientes com LC e 21 indivíduos sadios (CS), ex-vivo e após infecção in vitro com L. braziliensis marcados com CFSE. Resultados: A expressão dos TLRs 2 e 4, ex-vivo e após infecção com L. braziliensis, foi maior nos pacientes com LC quando comparada com CS. A expressão desses receptores é maior nos monócitos infectados com L. braziliensis em relação aos não infectados, e também é maior nas células CD14highCD16+ (monócitos intermediários) quando comparado com células CD14highCD16- (monócitos clássicos) e CD14lowCD16+ (monócitos não-clássicos). A expressão intracelular de TNF e de IL-10 foi maior nos monócitos CD14high (clássicos e intermediários) infectados com L. braziliensis que expressam os TLRs 2 e 4. Conclusão: O aumento na expressão dos TLRs 2 e 4 em monócitos de pacientes com LC, após infecção com L. braziliensis, está associado ao aumento intracelular de TNF, sugerindo que a ativação desses receptores pode contribuir para a forte resposta inflamatória observada na leishmaniose tegumentar.
Palavras-chave: Receptores Toll-Like 2 e 4
Leishmaniose Tegumentar
L. braziliensis
Subpopulações de Monócitos
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Imunologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17280
Data do documento: 25-Mar-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_ Ludmila Porto Mendes Polari.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.