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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diretrizes curriculares da Educação Física: reformismo e subordinação ao mercado no processo de formação
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Ciências do Esporte
Autor(es): Veronez, Luiz Fernando Camargo
Lemos, Lovane Maria
Morschbacher, Márcia
Both, Vilmar José
Autor(es): Veronez, Luiz Fernando Camargo
Lemos, Lovane Maria
Morschbacher, Márcia
Both, Vilmar José
Abstract: As reformas educacionais ocorridas na década de 1990 objetivaram intervir na formação dos trabalhadores para torná-los aptos às demandas da mundialização do capital. Na área da Educação Física, as novas diretrizes curriculares são o resultado dessas reformas, assumindo o papel de mediar as relações entre a formação e a intervenção do professor. Este artigo, extrato de uma pesquisa bibliográfica e documental fundada no Materialismo Histórico-Dialético, analisou o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física. Assinala-se que esses documentos legais, além de legitimar os interesses da classe social ideologicamente identificada com o capital, tendem a subsumir a formação do trabalhador em Educação Física a essa lógica.
Palavras-chave: Formação do trabalhador em Educação Física
Reforma curricular
Diretrizes curriculares nacionais
Mercado de trabalho
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17210
Data do documento: 2013
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