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http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17210
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Title: | Diretrizes curriculares da Educação Física: reformismo e subordinação ao mercado no processo de formação |
Other Titles: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte |
Authors: | Veronez, Luiz Fernando Camargo Lemos, Lovane Maria Morschbacher, Márcia Both, Vilmar José |
Keywords: | Formação do trabalhador em Educação Física;Reforma curricular;Diretrizes curriculares nacionais;Mercado de trabalho |
Issue Date: | 2013 |
Abstract: | As reformas educacionais ocorridas na década de 1990 objetivaram intervir na formação dos trabalhadores para torná-los aptos às demandas da mundialização do capital. Na área da Educação Física, as novas diretrizes curriculares são o resultado dessas reformas, assumindo o papel de mediar as relações entre a formação e a intervenção do professor. Este artigo, extrato de uma pesquisa bibliográfica e documental fundada no Materialismo Histórico-Dialético, analisou o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física. Assinala-se que esses documentos legais, além de legitimar os interesses da classe social ideologicamente identificada com o capital, tendem a subsumir a formação do trabalhador em Educação Física a essa lógica. |
Description: | p.809-823 |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17210 |
ISSN: | 0101-3289 |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (FIS)
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