Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17194
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Associação genótipo-fenótipo em pacientes com mutação no gene do transportador de monocarboxilatos tipo 8: revisão sistemática
Autor(es): Medeiros, Mateus Fernande da Silva
Autor(es): Medeiros, Mateus Fernande da Silva
Abstract: As mutações no gene que codifica o transportador de monocarboxilatos 8 (MCT8) estão associadas a quadro clínico variável, grave e irreversível que envolve, sobretudo, retardo no desenvolvimento neuro-psico-motor tipicamente ligado ao cromossomo X. O quadro clinico dos pacientes portadores de mutação no gene MCT8 é também bastante amplo e variável, porém alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, RM e níveis séricos aumentados de T3 são os achados mais constantes, contudo não parece existir uma clara correlação genótipo-fenótipica. Diante do amplo espectro de manifestações clínicas observadas nos muitos relatos de caso, ainda não houve determinação de critérios clínicos diagnósticos baseados nos sintomas e sinais clínicos mais prevalentes, que possam auxiliar na triagem de pacientes candidatos. Além disso, seria útil observar possíveis correlações entre as alterações genéticas encontradas e o fenótipo clínico, sobretudo se houver alguma ligação direta entre a perda funcional da proteína transportadora MCT8 e o déficit neuropsicomotor apresentado pelo respectivo paciente. OBJETIVO. Principal: Investigar a existênc ia de possível correlação genótipo-fenótipo, nos pacientes com mutação no gene do transportador de monocarboxilatos 8 (MCT8). METODOLOGIA. Esta revisão sistemática definiu como banco de dados, artigos publicados no “PUBMED”, “SCIELO”, “LILACS”e na “OMIM” (do inglês Online Mendelian Inheritance in Man). Utilizamos as palavras chaves “mct8” “genotype” “phenotype” “clinical” “features” “characteristcs”. RESULTADOS. Depois da leitura de todos os artigos, 7 estudos preenchiam os critérios de inclusão. A avaliação das mutações mostrou-se em um largo espectro entre os trabalhos selecionados, variando desde somente a uma única análise funcional, a estudos que utilizaram mais de um tipo de célula no ensaio de captura de HT; abordaram o metabolismo intracelular do hormônio tireoidiano; a quantificação de RNAm; a quantificação da proteína do MCT8 por Western Blot; a localização da proteína alterada por imunohistoquímica e experimentos de dimerização. DISCUSSÃO. A variada metodologia dos trabalhos analisados dificultou a coleta e o processamento dos dados contidos nos estudos, o que associado ao fato da maioria dos pacientes serem de fenótipo mais grave impossibilita uma definição precisa do quadro clínico-neurológico. Todavia, quando feito o relato, as mutações mostraram que a maioria dos sinais e sintomas da síndrome, que mais chamam a atenção, são mesmo neurológicos, conforme estudos e revisões não sistemáticas publicara m previamente. CONCLUSÃO. Esta revisão demonstra que a quantidade de estudos referentes às mutações no gene do MCT8 já não é mais discreta, mas que é necessária uma padronização dos estudos dessas mutações, afim de, posteriormente, juntar-se as informações a fim do estabelecimento, o mais fidedigno possível, do quadro completo desses pacientes.
Palavras-chave: “MCT8” “Muta ão”
“Alla n-Herndon-Dudley
“Genótipo ”
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17194
Data do documento: 19-Mar-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mateus Fernandes da Silva Medeiros Copy.pdf777,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.