Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17153
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: THE YELLOW WALLPAPER: IMAGENS PICTÓRICAS EM UM DIÁLOGO INTERMIDIÁTICO
Autor(es): Cruz, Saryne Rhayane Aquino da
Autor(es): Cruz, Saryne Rhayane Aquino da
Abstract: No final do séc. XIX, apesar de crescentes mudanças sociais nos Estados Unidos que foram provocadas pela Revolução Industrial, a mulher continuou sendo valorizada tão somente pelos papeis tradicionais que lhe cabiam, quais sejam, o de mãe e esposa ideal. Quando o feminismo surgiu tentando romper com os ditames daquela sociedade patriarcal, ainda não lhe era permitido acesso sequer à educação. O conto The Yellow Wallpaper, de Charlotte Perkins Gilman, critica o tratamento dado às mulheres que sofriam de depressão pós-parto. Buscando trazer mais vivacidade a um conto de grande importância da literatura de língua inglesa, a proponente desta pesquisa apresenta ilustrações de The Yellow Wallpaper, almejando traduzir para os signos pictóricos uma história feminista, com um discurso político ainda relevante nos dias atuais.
Palavras-chave: Feminismo
Tradução Intermidiática
Signo
Ilustração
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17153
Data do documento: 12-Mar-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
The Yellow Wallpaper - Imagens Pictóricas em um Diálogo Intermidiático - Saryne Cruz.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.