DSpace

RI UFBA >
Instituto de Biologia >

Laboratório de Biologia e Biomonitoramento (LABIOMAR) : [21]

Community home page

 
 
or browse 

APRESENTAÇÃO DO LABIOMAR

 

Razão Social:

LABIOMAR (Laboratório de Biologia e Biomonitoramento)

Localizado no Instituto de Biologia /UFBA

 

Endereços:

Rua Barão de Geremoabo 147, Ondina

CEP 41170-210 Salvador, Bahia, Brasil.

www.ecologia.ufba.br

Home page: http:// www.biologia.ufba.br/labiomar/labiomar.html

 

Ano de Fundação

Fundado em 1996

Inaugurado em 1997

 

Coordenação

1997 a 2014- Dra Iracema Andrade Nascimento/Dra Solange Andrade Pereira

1915- Dra Suzana Telles Cunha Lima

 

Missão Labiomar

O LABIOMAR (Laboratório de Biologia e Biomonitoramento), fundado em 1997 em suporte ao Programa de Pós-graduação em Ecologia é parte integrante do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia; tem como missão prover a contínua capacitação nas atividades de gestão, inovação e formação de pessoal na área de Biologia e Biomonitoramento, com foco especial em Biotecnologia para Bioenergia, seus processos de produção e relações com o ambiente, desenvolvendo tecnologia compatível com os padrões internacionais de qualidade e disponibilizando instrumentos efetivos de prevenção de poluição aos Órgãos Governamentais de Meio Ambiente e de Bioenergia. Suas atividades visam a efetiva integração com a Empresa para propiciar a melhoria de suas políticas ambientais e uso de processos produtivos ambientalmente mais eco-compatíveis. Por trás desta caracterização se encontra um dos raros centros brasileiros de inovação tecnológica na área de Energia e Meio Ambiente.  Sua missão vem sendo cumprida através dos seguintes objetivos:

1-buscar e desenvolver novos conhecimentos que possam resultar em processos produtivos eficientes e na construção de instrumentos capazes de utilização como mecanismos de avaliação, prevenção e controle de poluição;

2-prover os Órgãos ambientais e os setores encarregados do gerenciamento das políticas de Meio Ambiente nas empresas, de instrumentos práticos e de baixo custo que disponibilizem respostas rápidas, capazes de possibilitar ações preventivas para uma produção eficiente aliada à preservação da qualidade ambiental;

3-formar pessoal capaz de implementar e desenvolver uma linha de trabalho nova no Brasil, tornando possível que o País utilize seus próprios recursos biológicos para estimar riscos de lançamento de efluentes e produtos em corpos receptores, ao invés de utilizar as espécies alóctones, para esta finalidade.

O Labiomar é um dos raros centros brasileiros de desenvolvimento tecnológico voltado para a bioenergia, associada à produção de outros insumos biotecnológicos e à manutenção da qualidade ambiental. O caráter inovador de seu trabalho está na associação dos processos produtivos com o desenvolvimento de técnicas preventivas de poluição, utilizando como indicadores organismos de ecossistemas brasileiros. Isto evita a necessidade de importação e manutenção de culturas de organismos estrangeiros em laboratório, e ainda contribui para uma estimativa de riscos ambientais, considerando-se que as espécies locais são mais adaptadas aos ecossistemas que se deseja proteger. Estas técnicas de prevenção ambiental, uma vez padronizadas, são mecanismos úteis para a aplicação das normas contidas na Resolução CONAMA 357 (2005), cuja eficácia em termos de proteção e controle da poluição, é atualmente dificultada pela escassez de instrumentos de avaliação e monitoramento.

 

LABIOMAR ganha prêmios de CT&I: conheça mais sobre o trabalho do Grupo

A necessidade de desenvolvimento de mecanismos rápidos e de baixo custo que possam detectar níveis crônicos de poluição e prevenir riscos ambientais é defendida pela Agenda 21 e por Órgãos internacionais como UNESCO, UNEP (HOOT-GOOS). A minimização dos efeitos ambientais das atividades industriais, especialmente aplicadas ao setor de Bioenergia possibilita a obtenção de certificados ISOs e, portanto, uma maior competitividade dos produtos em mercados nacionais e internacionais. Análises químicas determinam concentrações de substâncias no meio ou em efluentes industriais, mas não a sua toxicidade (esta envolve as interações entre químicos, que podem ampliar suas ações tóxicas ao ambiente), o que apenas pode ser mensurada por técnicas biotecnológicas. O LABIOMAR é referência nacional nesta área e representa um veículo importante de criação e disseminação das técnicas no Brasil, desde que está inserido em uma Instituição que cumpre, com a busca do conhecimento, sua função de caráter educativo e social.

O LABIOMAR cria, busca a padronização e propicia às Empresas e Órgãos Ambientais, o uso de microbiotestes rápidos e de baixo custo, utilizando estruturas intra-celulares, células ou embriões de espécies sensíveis, como indicadores preventivos de poluição em níveis crônicos (muitas vezes abaixo do limite de detecção das técnicas analíticas), além de utilizar o Banco de microalgas para a produção de energia limpa. O LABIOMAR atuou e presentemente atua como laboratório base para Programas de Pós-graduação, dois na Bahia ( (Mestrado e Doutorado em Ecologia (IB) e o Programa de Tecnologias Limpas (TECLIM, ambos da UFBA) e um regional (RENORBIO- Rede Nordeste de Biotecnologia), bem como para Empresas, que vêm solicitando análises ecotoxicológicas de seus produtos e efluentes para projetar e controlar preventivamente os riscos de lançamento em corpos receptores. O Laboratório já formou 172 profissionais em diversos níveis. As publicações do Labiomar tem tido divulgação nacional e internacional, permitindo que empresas e órgãos ambientais, trabalhando em conjunto, e tomando desenvolvimento e ambiente como proposições gêmeas, consigam o tão buscado progresso na área da Bioenergia, com sustentabilidade ambiental.

Os microbiotestes desenvolvidos pelo LABIOMAR têm sido efetivamente absorvidos pelo mercado, através de assistência e parcerias (científica e técnica). Os valores cobrados pelos testes têm preços subsidiados por uma decisão política, aliada à necessidade de se expandirem no País, os princípios do movimento de uso de Tecnologias Limpas na Empresa. O reconhecimento deste trabalho pela comunidade científica e empresarial se evidenciou pela concessão de importantes prêmios à equipe do LABIOMAR, entre 2006/2007: Prêmio FAPESB Anísio Teixeira (estadual), Prêmio FINEP Nordeste (regional) e Prêmio Jovem Cientista CNPQ (nacional). Entre 2011 e 2014, duas patentes deram a seus inventores da equipe LABIOMAR, Prêmios como Inventores UFBA.

Os impactos econômicos, sociais e ambientais do trabalho realizado pelo LABIOMAR já são evidentes. Técnicas desenvolvidas no Labiomar vêm sendo presentemente utilizadas como instrumentos de prevenção e controle de poluição em áreas costeiras, especialmente para indicação de componentes responsáveis pela toxicidade de formulações de produtos combustíveis, contribuindo para a reformulação destes produtos de modo a torná-los mais ecocompatíveis (Ex formulações de gasolinas preparadas a partir de restos dos processos petroquímicos). As técnicas desenvolvidas pelo LABIOMAR foram recentemente empregadas com sucesso em um estudo que visou o re-uso de água no Pólo Petroquímico de Camaçari, Bahia. O resultado do trabalho permite uma grande economia na produção e aumento de competitividade das Empresas no mercado.

Os resultados do trabalho da equipe renderam livros e capítulos de livros publicados por Editoras Nacionais e Internacionais (ver lista anexa), enquanto os artigos publicados em diversas revistas são os que servem de base para a criação desta nova comunidade no Instituto de Biologia que deverá ser anexada ao Repositório Institucional da UFBA.

Collections in this community

View Statistics

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA