Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16854
Tipo: Artigo de Periódico
Título: “Ode a São José”; a ornamentação da capela de São José do Jenipapo em Castro Alves, Bahia
Autor(es): Freire, Luiz
Autor(es): Freire, Luiz
Abstract: Os ornamentistas que trabalharam na capela de São José do Jenipapo, situada no município de Castro Alves, Bahia e erguida no século XVIII (1704) reservaram para a pintura um papel importante, não só pela talha pintada com elementos decorativos e imitação de pedras coloridas, mas pelas pinturas narrativas e simbólicas relativas a São José e a Sagrada Família existentes na capela-mor, nave e nártex. No teto da capela-mor estão narrados nove passos da vida do pai de Jesus, no da nave ele é figurado em glória, no do nártex a trindade jesuítica aparece no formato dos três corações. Abordaremos técnica e estética decorativa, as marcas estilísticas do rococó, do barroco e do neoclássico e o programa iconográfico, que centra-se na vida de São José e na sua importância para o catolicismo reformado pelo Concílio de Trento.
Palavras-chave: Capela de São José do Jenipapo
Bahia
rococó
Século XVIII
Editora / Evento / Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Citação: Freire, Luiz Alberto Ribeiro. “Ode a São José”; a ornamentação da capela de São José do Jenipapo em Castro Alves, Bahia. In Anais do XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Campinas: UNICAMP, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16854
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (PPGAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luiz_freire_anaiscbha2011.pdf4,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.