https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16808
Tipo: | Livro Livro |
Título: | Alfabetização para a infância: perspectivas contemporâneas |
Abstract: | Este livro, organizado pela professora Ana Katia Alves dos Santos, coordenadora do Programa Pibid-Pedagogia, com a colaboração da professora Alessandra Assis, Coordenadora Institucional do Pibid-Ufba, apresenta reflexões e vivencias atuais sobre uma temática urgente. O tema dos primórdios da educação, ora denominada alfabetização, ora letramento que envolve questões emergentes e comprometidas com o a formação de professores e a inclusão como acesso a uma cidadania plena é recorrente em todas as linhas, em todas as páginas. É com imensa satisfação que nos congratulamos com a magnitude deste singular Programa que, de forma agregadora, reúne e motiva entusiasticamente profissionais dos cursos de Pedagogia e educadores e gestores de Escolas Públicas. Nossa preocupação surge como apelo urgente, das vozes de uma população analfabeta que ecoam na nossa consciência e clamam silenciosa e insistentemente neste nosso contexto, neste nosso lugar, paradoxalmente tão esplendoroso e magnífico e tão carente ao mesmo tempo. Como é possível a coexistência de tantos seres humanos que não tem acesso a formas de cidadania plena e de participação que somente podem ser alcançadas através de uma alfabetização com outros “seres humanos” – será mesmo? – que tem acesso a tantas tecnologias da informação e comunicação? É preciso rever e promover uma conversão do olhar sobre estas formas de exclusão e negação da cidadania. Esta coletânea é o inicio de um esforço pertinaz que acreditamos, sem sombra de dúvida, oportunizará reflexões fecundas promovendo perspectivas atuaisde alfabetização para a infância, trazendo e sugerindo propostas para uma educação permanente e continuada de professores também, partindo de vivencias concretas em algumas escolas públicas com as quais o Pibid-Pedagogia atua e convive em parceria com o Centro de Investigação da Infância, Ética e Educação em Direitos Humanos (CRIETHUS), vinculado ao grupo de pesquisa e epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas da Faced-Ufba. |
Palavras-chave: | Alfabetização Crianças Letramento Cidadania |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | EDUFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16808 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Outros (EDUFBA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alfabetizacao para a infancia.pdf | 3,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.