Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16356
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do comprometimento hepático à exposição a micropartículas poluentes: análise de expressão de citotinas
Autor(es): Silva, Estefane Evelin Gaspar da
Autor(es): Silva, Estefane Evelin Gaspar da
Abstract: A Doença Hepática Gordurosa Não-Alcoólica (DHGNA) está associada a doenças bastante prevalentes no mundo ocidental – diabetes, obesidade, dislipidemia - e compreende um espectro de alterações morfológicas que vão da esteatose à esteato-hepatite, podendo evoluir para a cirrose hepática. Os fatores que determinam a progressão da DHGNA são alvos de investigação científica. Pesquisadores sugerem que o estado inflamatório, provocado por produtos bacterianos da microbiota intestinal e mesmo a exposição a micropartículas poluentes (MP2,5) oriunda da queima de diesel podem estar implicadas nesse processo. Objetivos: Avaliar o efeito da inalação de MP2,5 na progressão da doença gordurosa hepática de camundongos C57BL/6 induzida por dieta hiperlipídica, analisando as lesões histológicas hepáticas, alterações bioquímicas e produção de citocinas pró-inflamatórias. Metodologia: Camundongos C57BL/6 foram divididos de acordo com a dieta oferecida (dieta regular do biotério ou dieta hipercalórica) e em seguida foram subdivididos conforme a exposição ou não a MP2,5. Foram realizadas análises bioquímicas de enzimas hepáticas no soro e anatomopatológica do tecido hepático, e produção de citocinas pró-inflamatórias no fígado. Resultados: Os achados anatomopatológicos característicos da DHGNA foram frequentes nos animais gordos independente da inalação de MP2,5. A dieta hipercalórica tornou os camundongos C57BL/6 obesos e elevou os níveis de glicose, colesterol e alanina aminotransferase (ALT). A exposição a MP2,5 causou alteração dos níveis de aspartato aminotransferase (AST) e a produção de níveis aumentados de proteína quimiotática de monócitos-1 (MCP-1) em fígados de camundongos C57BL/6 obesos. Discussão: A avaliação qualitativa das secções histológicas de fígado, análise bioquímica, e níveis MCP-1 sugerem que a exposição a MP2,5 oferece risco adicional à progressão da DHGNA. Conclusão: Camundongos C57BL/6 obesos e expostos a MP2,5 apresentaram níveis aumentados de MCP-1, indicando a sua participação na ativação e recrutamento de macrófagos na DHGNA.
Palavras-chave: Esteato-hepatite não alcóolica
Poluição do ar
Fígado
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16356
Data do documento: 7-Out-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estefane Evelin Gaspar da Silva.pdf619,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.