Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16110
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência da indústria farmacêutica na formação e na prática médica: percepção dos discentes e docentes da Faculdade de Medicina da Bahia – Universidade Federal da Bahia.
Autor(es): Sousa, Maianne Fernandes
Autor(es): Sousa, Maianne Fernandes
Abstract: A formação médica vem sendo redimensionada, valorizando os aspectos humanísticos e sociais a fim de capacitar profissionais aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, tanto no nível individual quanto coletivo.Atualmente, a principal financiadora e divulgadora das pesquisas científicas mundiais é a indústria farmacêutica. Esta que está sujeita, antes de tudo, aos interesses do mercado, colocando a saúde na forma de um bem comercializável.Desta maneira,faz-se necessário o desenvolvimento de um espírito crítico em relação ao uso e prescrição de medicamentos,além de vigilância dos aspectos éticos envolvidos nessa aproximação da indústria farmacêutica e o profissional de saúde.OBJETIVOS: Analisar a percepção dos docentes e discentes da FMB-UFBA sobre a influência da indústria farmacêutica na formação e na prática médica. METODOLOGIA:Foram direcionados questionários por meio eletrônico aos professores e estudantes regularmente matriculados no curso de medicina da FMB-UFBA.RESULTADOS:A maior parte dos participantes acredita na influência da indústria de medicamentos na formação e prática médica e já teve algum tipode contato com as atividades de propaganda desta. Porém entre os docentes, 68,5% não acreditaram que o ato de aceitar benefícios desta indústria pode influenciar sua prática médica, assim como não interfere no seu exercício profissional e padrão de prescrição.Segundo maioria dos estudantes, a graduação da FMB-UFBA não discute conteúdos sobre a indústria farmacêutica e quando discutido não é suficiente. DISCUSSÃO:A partir da percepção da influência da indústria farmacêutica identificada entre os médicos professores e estudantes do curso de medicina da FMB-UFBA é necessário para sua prática e formação, respectivamente, a possibilidade de levar para o currículo conteúdos estruturados sobre o tema, de forma a contribuir para a construção de valores e a entender melhor essas relações conforme previsto nas diretrizes curriculares para os cursos médicos.CONCLUSÃO:Os participantes concordam que de forma geral a indústria farmacêutica influencia na prática e formação médica, mas quando se trata do âmbito pessoal esta influência não é percebida de forma tão clara. Percebe-se uma real necessidade de inserção desta temática no currículo médico desde o início do curso.
Palavras-chave: Indústria farmacêutica
Formação médica
Faculdade de Medicina da Bahia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16110
Data do documento: 18-Set-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maianne Fernandes Lima de Sousa.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.