Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16095
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trombos intracavitários identificados por ressonância magnética cardíaca em pacientes com infecção chagásica com história de AVC de origem indeterminada
Autor(es): Barreto Neto, Nestor José de Souza
Autor(es): Barreto Neto, Nestor José de Souza
Abstract: O acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) é uma importante causa de óbitos e de sequelas neurológicas mundialmente. A determinação do diagnóstico etiológico do AVCi é fundamental para a prevenção de novos eventos, mas em uma parcela significativa de pacientes, não é possível estabelecer a etiologia pelos métodos usuais. A ressonância magnética cardíaca (RMC) é um método de maior sensibilidade que outros exames habitualmente usados para avaliação da anatomia cardíaca, podendo identificar trombos intracavitários ocultos. Na Bahia, uma importante causa de trombos intracavitários e AVCi é a doença de Chagas (DC). O objetivo deste estudo é avaliar a associação entre trombos intracavitários identificados pela RMC e a DC em pacientes com história de AVCi indeterminado, estabelecendo um perfil epidemiológico desta população. Metodologia. Trata-se de estudo de corte transversal cuja população alvo é a de pacientes com AVCi de origem indeterminada após investigação usual por eletrocardiograma, ecocardiograma e estudos vasculares, atendidos em um centro de referência de AVC em Salvador (BA). Estes são encaminhados para realização de RMC para identificação de possíveis trombos intracavitários. Variáveis clínicas foram coletadas através de entrevistas estruturadas e revisões de prontuário. A prevalência de trombos intracavitários e da DC, assim como associações entre estas, foram determinadas. Resultados. Trinta e sete pacientes com diagnóstico de AVCi de origem indeterminada foram recrutados no período de maio a dezembro de 2013, sendo que 56,8% deles realizaram RMC. A prevalência de DC foi de 28,6%. Dois pacientes (9,5%) apresentaram trombo intracavitário ao exame de RMC, tendo ambos sorologia positiva para DC, determinando prevalência de trombos intracavitários de 33,3% em pacientes com infecção chagásica. A diferença com o grupo sem infecção chagásica obteve uma tendência à significância estatística (p=0,079). Outras variáveis clínicas selecionadas também não se correlacionaram com a presença de trombo. Discussão. Em pacientes com AVC de origem indeterminada, a ressonância cardíaca encontra sinais de trombose intracavitária em uma pequena proporção de pacientes, sendo a DC o principal fator de risco encontrado, apesar de uma correlação não ter sido encontrada na amostra avaliada. A elevada prevalência de infecção chagásica entre os participantes do estudo demonstra o possível papel da DC na etiologia do AVC mesmo após exames habituais não demonstrarem envolvimento cardíaco. A maior parte dos pacientes com AVCi indeterminado permanecem com o mesmo diagnóstico após a ressonância cardíaca, sugerindo que outros mecanismos possam estar envolvidos.
Palavras-chave: Trombos intracavitários – Ressonância magnética cardíaca
Doença de Chagas
Acidente Vascular Cerebral Isquêmico
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16095
Data do documento: 18-Set-2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nestor José de Souza Barreto Neto.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.