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Tipo: Dissertação
Título: Ensino de Física nas séries iniciais: buscando entender as tensões vivenciadas pelos professores no ensino prático
Autor(es): Moreira, Sonilha da Silva
Autor(es): Moreira, Sonilha da Silva
Abstract: A importância desse trabalho está em estudar os aspectos que impactam no desenvolvimento do Ensino de Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e geram tensões nos professores ao realizarem o ensino prático do conhecimento físico. Assim, partimos do seguinte problema: Quais as tensões vivenciadas pelos professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental ao desenvolverem as atividades do conhecimento físico? Pretendemos, assim, perseguir o objetivo geral que consistiu em levantar as possíveis dificuldades dos professores em explicar cientificamente os fenômenos estudados, categorizando as possíveis “tensões” de um professor das Séries Iniciais quando realiza as atividades de experimentação com o conhecimento físico junto a seus alunos. Desenvolvemos a pesquisa na Escola Municipal São Marcos, situada no bairro de mesmo nome, na cidade de Salvador, estado da Bahia, a partir do curso de formação continuada “Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e propostas de Implementação” que teve como um dos objetivos coletar os dados para essa dissertação. Diante da complexidade em que se configura um trabalho dessa dimensão, foi necessário utilizar diversos instrumentos para a coleta de dados: registros elaborados pelas professoras e pesquisadora, gravação de encontros em áudio e vídeo, observação participante, questionário e e-mail. Trata-se de uma pesquisa de campo envolvendo pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de um estudo de caso. Dialogamos com Carvalho et al (1998), Beach e Pearson (1998), Abreu (2008), Rosa; Perez e Drum (2007), Caniato (1987), Dal Coleto (2007) e Piaget (1998), dentre outros. A análise dos dados leva-nos a verificar que as tensões apresentadas pelos professores no ensino prático do conhecimento físico encaixam-se nas categorias abordadas por Beach e Pearson (1998), podendo ser considerado que houve conflito de papel e conflito pessoal na relação com colegas professores, administradores e coordenadora, o que acarretou um sentimento de isolamento pessoal do professor. Esses conflitos, de certa forma, inibem professores de realizar atividades inovadoras e entendemos que podem ser sanadas com a mudança de postura do professor ao aceitar errar, a habituar-se a seu novo papel de interrogador do conhecimento. Também é necessário ocorrer uma mudança da visão tradicional de ensino, que a escola incentive cada vez mais os educadores a realizarem atividades inovadoras e, antes de inseri-las, deve-se, primeiramente, investir na formação do educador promovendo condições para que atue com sucesso. Inserir Física nos currículos de formação de professores pode ser um importante caminho para propor uma mudança na visão desses professores em relação a essa Ciência; além disso, pode possibilitar que, os mesmos, compreendam um pouco mais sobre Física minimizando ou extinguindo, assim, algum tipo de tensão que possa se apresentar no processo de construção do conhecimento.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Formação de Professores
Tensões
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16028
Data do documento: 11-Set-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

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