Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15848
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conhecimento, prática e percepção sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em estabelecimentos médicos veterinários de Salvador, Bahia
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
Autor(es): Reis, Mariangela Andrade
Santos, Maria Ligia Rangel
Mattos, Camila Maria de
Franke, Carlos Roberto
Autor(es): Reis, Mariangela Andrade
Santos, Maria Ligia Rangel
Mattos, Camila Maria de
Franke, Carlos Roberto
Abstract: Objetivou-se avaliar os estabelecimentos veterinários e prestadores de serviços clínicos da cidade de Salvador – Bahia, quanto ao cumprimento da legislação referente ao gerenciamento de resíduos de serviços de saúde por meio da análise da prática, do conhecimento, e da percepção dos responsáveis técnicos sobre o tema. Entre setembro de 2010 e março de 2011, 36 clínicas e consultórios veterinários foram visitados e seus respectivos responsáveis técnicos entrevistados sobre o conhecimento, a prática e a percepção sobre o tema. Desses, 30,6% conheciam a legislação vigente, 2,8% implantaram o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, 19,4% tinham contrato com empresa de coleta especial e 88,9% atribuíam riscos aos resíduos de serviços de saúde, além de outros aspectos que foram investigados. Os resultados mostraram que embora os responsáveis técnicos desconhecessem a resolução da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, eles tinham consciência dos riscos associados às práticas inadequadas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde. O estudo revelou a necessidade de se perceber e corrigir as lacunas na formação profissional; na percepção dos riscos representados pelos resíduos de serviços de saúde; no diálogo entre as instituições e o profissional e na formulação de critérios que adéquem a legislação pertinente às características e à escala da geração de resíduos de serviços de saúde nos estabelecimentos médicos veterinários.
Palavras-chave: ANVISA
Clinica veterinária
Legislação sanitária
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15848
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EMV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariangela Andrade.pdf360,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.