Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15816
Tipo: Dissertação
Título: As aberturas, o meio-jogo e os finais nas recomendações técnicas de Freud (1911-1915): uma análise Epistemológica
Autor(es): Filippo, Taiane Mara de
Autor(es): Filippo, Taiane Mara de
Abstract: Partindo de uma análise epistemológica, esta pesquisa pretendeu compreender a exigência freudiana da psicanálise como ciência e as implicações nascidas desta exigência. Também foi o propósito desta investigação apresentar a jovem ciência freudiana e seu fundador como tradutores da modernidade. Deste modo, esta análise recolheu imagens que pudessem assegurar esta construção moderna. Com a analogia clássica de Freud entre a técnica psicanalítica e o jogo de xadrez, comprometida com o tema da cientificidade da psicanálise e com a questão da formação de analistas, foi possível analisar os artigos sobre a técnica escritos no período de 1911 a 1915. Este exame dos textos técnicos pretendeu alcançar três objetivos. O primeiro deles consistiu em examinar o que havia de essencial nos procedimentos de abertura de uma análise. O segundo objetivo apontou o reconhecimento da necessidade do “estudo diligente das partidas dos mestres”, para preencher as lacunas na formação de um analista. Reconhecendo, deste modo, a cena analítica como uma arte do meio jogo que tem como característica elementar um movimento de resistência à mecanização de sua técnica com o manejo da transferência. Por último, com o final de análise percebeu-se que, ao fundar uma nova ciência, era de um novo lugar, de outro discurso que Freud falava. Conseqüentemente, constatou-se a demanda, erigida por este novo discurso, de um modo peculiar para formação de seus discípulos. Indicou-se a inclusão da psicanálise no projeto maior de uma ciência psicológica. De modo que por esta via de análise dos textos técnicos,esta dissertação se caracterizou por um trabalho epistemológico, a partir de uma leitura de filosofia da ciência, ou melhor, como um exame da psicanálise como possível ciência.
Palavras-chave: Filosofia
Epistemologia
Freud
Psicanálise
Técnica psicanalítica
Formação profissional
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15816
Data do documento: 8-Set-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taiane Mara de Filippo.pdf544,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.