Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15659
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da ação de diferentes quelantes sobre a camada de magma dentinário apical em dentes preparados química e cirurgicamente com e sem Endo-PTC®
Autor(es): Malvar, Maria de Fátima Gesteira
Autor(es): Malvar, Maria de Fátima Gesteira
Abstract: Durante o preparo químico-cirúrgico do canal radicular, a efetividade dos instrumentos endodônticos e das soluções químicas auxiliares empregadas durante a modelagem, limpeza e desinfecção sustentam o sucesso do tratamento endodôntico. Ao seu lado, agentes quelantes têm sido utilizados ao final da instrumentação com o objetivo de remover da superfície dentinária um extrato de aparência amorfa, superfície irregular e granulosa, denominada camada de magma dentinário. Este estudo se propôs a avaliar, in vitro, por meio da Microscopia Eletrônica de Varredura, o efeito do EDTA a 17% / NaOCl 1% e do BioPure™ MTAD® na remoção da camada de magma dentinário, em dentes preparados química e cirurgicamente com o auxílio de Endo-PTC® / NaOCl 1% e de NaOCl 1%. Incisivos e caninos superiores humanos unirradiculares (n=50) foram distribuídos por sorteio em quatro Grupos Experimentais (n=10/grupo) e dois Grupos Controle Positivo (n=5/grupo). Nos grupos Experimentais 1 e 3 e no Grupo Controle Positivo 1, a instrumentação realizou-se com o auxílio da associação Endo- PTC® / NaOCl a 1%. Nos Grupos Experimentais 2 e 4 e no Grupo Controle Positivo 2, a instrumentação realizou-se com NaOCl 1%. Concluída a instrumentação, procedeu-se à irrigação final, nos Grupos Experimentais 1 e 2, com 10 mL de EDTA a 17% / NaOCl 1% por 1 minuto e, nos Grupos Experimentais 3 e 4, com BioPure™ MTAD® conforme orientação do fabricante. Em seguida, os dentes foram clivados, e a limpeza da superfície dentinária apical foi avaliada através da Microscopia Eletrônica de Varredura. Após tratamento estatístico, o resultado deste estudo revelou que as soluções de EDTA a 17% / NaOCl 1% mostraram-se mais eficazes na remoção da camada de magma dentinário no terço apical radicular do que o BioPure™ MTAD® (p<0,05), concluindo-se, porém, que nenhuma das substâncias testadas foi capaz de remover toda a camada de magma dentinário nessa região. O creme Endo-PTC® não contribuiu, do ponto de vista estatístico, para dificultar a remoção da camada de magma dentinário. A 6 mm do ápice, as superfícies dentinárias tratadas com EDTA a 17% / NaOCl a 1% apresentaram superfícies dentinárias mais limpas do que a 3 mm.
Palavras-chave: Endodontia
Camada de magma dentinário
EDTA
BioPure™MTAD®
Endo PTC
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGPIOS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação - Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15659
Data do documento: 20-Ago-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GESTEIRA, Mária de Fátima Malvar.pdf14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.