Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15658
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação dosimétrica de exames de tomografia computadorizada de feixe cônico em imagens da articulação temporomandibular
Autor(es): Oliveira, Marcus Vinícius Linhares de
Autor(es): Oliveira, Marcus Vinícius Linhares de
Abstract: O objetivo deste trabalho foi avaliar as doses de radiação a que são submetidos órgãos da cabeça e do pescoço em exames de TCFC da articulação temporomandibular (ATM). O estudo realizou-se com a utilização de um simulador antropomórfico de cabeça e pescoço da aquisição das imagens de um simulador antropomórfico de cabeça e pescoço , fabricado por Radiation Support Devices (California,USA) modelo: RS-230, com tecido equivalente e as imagens da ATM foram obtidas com diferentes protocolos de aquisição de aquisição em três equipamentos de tomografia computadorizada de feixe cônico: Kodak 9000, GENDEX GX CB500 e i-CAT Classic. Foram realizadas pré-exposições, chamadas de scout, para assegurar se o simulador estava bem posicionado e se a estrutura anatômica da ATM estava coberta pelo campo de visão. As imagens adquiridas foram reconstruídas pelo software de cada fabricante e, posteriormente, foram analisadas quanto à obtenção completa da área de interesse deste estudo. As imagens foram visualizadas através do software ONIS versão 2.4 O estudo dosimétrico realizou-se a partir de cinquenta e sete pares de dosímetros termoluminescentes TLD-100 (LiF:Mg,Ti), colocados na superfície dos olhos, parótidas, submandibulares e tireoide. Os TLDs foram expostos duas vezes para maior confiabilidade das leituras de dose de radiação obtidas nos tomógrafos de feixe cônico. Após a realização das leituras os valores encontrados foram subtraídos dos valores das leituras referentes a radiação de fundo. Foi calculada o Kerma médio nos órgãos (KMO) através da média das doses do lado esquerdo e direito e comparada com os protocolos que cada serviço de radiodiagnóstico considera como padrão na avaliação da ATM nos três equipamentos. O produto kerma área também foi utilizado para comparação entre os tomógrafos e os protocolos. Os resultados indicaram que o kerma médio na superfície dos órgãos estão entre 2,98 mGy e 3,68 mGy nos olhos; 0,27 mGy a 2,78 mGy para parótidas; 0,024 mGy a 0,24 mGy nas submandibulares; 0,01mGy e 0,08 mGy para a tireoide. Os indicies de PKA apresentaram-se entre 351,2 mGy.cm² e 718,2 mGy.cm² . Concluiu-se que a elevação dos fatores de exposição, bem como a altura do FOV tem reflexo no aumento das doses e que os órgãos mais irradiados são os cristalinos e as parótidas.
Palavras-chave: Dosimetria
Tomografia computadorizada de feixe cônico
Diagnóstico por imagem
Radiologia
Odontologia
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGPIOS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação - Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15658
Data do documento: 20-Ago-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA_ Marcus Vinícius Linhares de.pdf7,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.