Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15411
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os investimentos em tecnologia no setor público: Um modelo proposto à luz dos pressupostos da racionalidade limitada
Autor(es): Suzart, Janilson Antonio da Silva
Rocha, Joseilton Silveira da
Souza, Antônio Ricardo de
Autor(es): Suzart, Janilson Antonio da Silva
Rocha, Joseilton Silveira da
Souza, Antônio Ricardo de
Abstract: O uso de tecnologias de informação e comunicação tem sido intensificado no setor público, durante as últimas décadas. Entretanto, há poucas informações sobre o processo decisório para a definição de investimentos em tecnologia no setor público. Esta pesquisa se propõe a identificar as principais fontes informacionais, que afetam o processo decisório de investimentos em tecnologia no setor público. O modelo de racionalidade limitada foi escolhido como modelo decisório teórico. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa, constituindo uma pesquisa exploratória e de campo, apoiada nos procedimentos de pesquisa bibliográfica e entrevista. Os resultados da pesquisa bibliográfica e da entrevista assim como os pressupostos do modelo de racionalidade limitada propiciaram a identificação de quatro grupos de variáveis independentes: (i) informações contábeis; (ii) informações jurídicas; (iii) informações operacionais; e (iv) outras informações consideradas pelo decisor. Em relação à variável dependente do modelo, foi utilizado o nível de utilidade do tomador de decisão. A principal limitação desta pesquisa está relacionada à utilização de única tecnologia: o Siafi.
Palavras-chave: Investimentos em tecnologia
Modelo decisório
Racionalidade Limitada
Siaf
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: IRSPM Latin America 2011
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15411
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Ciências Contábeis)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os investimentos em tecnologia no setor publico.pdf693,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.