Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15288
Tipo: Tese
Título: Propriedades psicométricas de instrumentos diagnósticos para delirium no paciente grave em unidade de terapia intensiva
Autor(es): Flôres, Dimitri Gusmão
Autor(es): Flôres, Dimitri Gusmão
Abstract: Delirium é uma das formas comuns de apresentação de disfunção neurológica aguda em pacientes graves. É definido segundo os critérios do DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) como um transtorno agudo e flutuante da consciência e cognição, tem alta prevalência em unidades de terapia intensiva (UTI) e está associado a alta mortalidade e maior tempo de internamento hospitalar. A despeito da sua importância, por muito tempo os estudos clínicos a respeito deste tema foram comprometidos pela ausência de uma terminologia uniforme e de critérios específicos para o diagnóstico. O objetivo desta tese é estudar as propriedades psicométricas de ferramentas diagnósticas para delirium, com ênfase: 1) na validação para o idioma português brasileiro de três instrumentos para o diagnóstico de delirium no paciente grave: o Confusion Assessment Method for the Intensive Care Unit (CAM-ICU), o CAM-ICU Flowsheet e o Intensive Care Delirium Screening Checklist (ICDSC), 2) na realização da síntese por meta-análise da acurácia de duas destas ferramentas (CAM-ICU e ICDSC), 3) na identificação de limitações para o uso do CAM-ICU. No estudo de validação, 119 pacientes foram avaliados e 38,6% foram diagnosticados com delirium pelos critérios do DSM-IV. O CAM-ICU e CAM-ICU Flowsheet apresentaram a mesma acurácia com uma sensibilidade de 72,5% e uma especificidade de 96,2 e o ICDSC teve uma sensibilidade de 96,0% e uma especificidade de 72,4%. No subgrupo de pacientes em uso de ventilação nãoinvasiva a concordância entre o CAM-ICU e o DSM-IV foi de 100%. Na metaanálise, foram incluídos na análise final 09 estudos que avaliaram o CAM-ICU (totalizando 969 pacientes) e quatro estudos que avaliaram o ICDSC (n= 361 pacientes). A sensibilidade combinada do CAM-ICU foi de 80,0% (95% intervalo de confiança (IC): 77,1-82,6%), e a especificidade combinada foi de 95,9% (95 % IC: 94,8-96,8 %). A sensibilidade combinada do ICDSC foi de 74 % (IC de 95%: 65,3- 81,5%), e a especificidade combinada foi de 81,9% (IC 95%: 76,7-86,4%). Foi também observado que o CAM-ICU tem menor sensibilidade para diagnosticar delirium em pacientes com níveis menores de sedação. Em conclusão, o diagnóstico de delirium no paciente grave pode ser realizado, com boa acurácia, utilizando o CAM-ICU e o ICDSC no idioma português brasileiro. A versão modificada, o CAMICU Flowsheet, também pode ser utilizada com a vantagem de permitir que a avaliação ocorra de forma mais rápida. Nos pacientes em uso de suporte ventilatório não invasivo o diagnóstico de delirium pode ser feito utilizando o CAM-ICU. Por fim, em pacientes com menores níveis de sedação o CAM-ICU parece perder acurácia.
Palavras-chave: delirium
CAM-ICU
ICDSC
CAM-ICU Flowsheet
CNPq: Ciências da Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Processos Interativos de Orgãos e Sistemas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15288
Data do documento: 25-Jul-2014
Aparece nas coleções:Tese (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese completa.pdf8,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.