Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14744
Tipo: Dissertação
Título: Políticas de evidenciação da responsabiliade social corporativa: um estudo de seus determinantes na Região Metropolitana de Salvador
Autor(es): Moreira, Nayara Batista
Autor(es): Moreira, Nayara Batista
Abstract: Este estudo teve como objetivo identificar, com fundamento na teoria da legitimidade, quais fatores influenciam a divulgação voluntária de informações sobre a Responsabilidade Social Corporativa, na percepção dos gestores. Para tanto, optou-se por desenvolver uma pesquisa essencialmente qualitativa, cujas unidades de caso foram definidas por acessibilidade. Ao final, contou-se com cinco empresas de setores distintos sediadas na cidade de Salvador-BA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas estruturadas realizadas com gestores com atividades ligadas a área de Responsabilidade Social Corporativa. A análise dos dados foi efetuada em três fases distintas - redução, exibição e interpretação dos dados. Comparou-se as respostas dos entrevistados por meio do teste de Kruskal Wallis, afim de, atestar a existência ou não de diferenças significativas entre as respostas. De uma forma geral, os resultados indicaram que os principais fatores que impactam a evidenciação voluntária de informações socioambientais são os ganhos de imagem, transparência e uma boa reputação. Além disso, fatores como a maximização do valor do acionista, a competitividade empresarial, a redução do risco de possíveis ações, a oportunidade de novas fontes de financiamento, evitar impactos econômicos potencialmente danosos e a antecipação aos requisitos legalmente impostos foram destacadas. Tais achados da pesquisa corroboram com estudos anteriores e são consistentes com o aparato conceitual da teoria da legitimidade, tendo em vista que, os gestores acreditam que a evidenciação de tais informações contribui para fortalecer a imagem da empresa. Deve-se ressaltar, entretanto, que o resultado da investigação não pode ser generalizado. Novas investigações podem utilizar uma amostra maior de empresas, a fim de permitir uma análise mais aprofundada. Além disso, outros estudos poderiam identificar as expectativas dos stakeholders. Um dos grupos que foi bastante citado pelas entrevistadas foram os sindicatos. A análise da opinião dos grupos de interesse traria uma nova perspectiva para pesquisa, tendo em vista, que eles diretamente afetados pelas atividades das corporações.
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Responsabilidade social corporativa
CNPq: Controladoria
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14744
Data do documento: 13-Mar-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYARA BATISTA MOREIRA.pdf902,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.