Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14690
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diversidade e Sazonalidade de abelhas solitárias (Hymenoptera: Apoidea) em dunas litorâneas no Nordeste do Brasil
Título(s) alternativo(s): Neotropical Entomology
Autor(es): Viana, Blandina Felipe
Silva, Fabiana O.
Kleinert, Astrid M. P.
Autor(es): Viana, Blandina Felipe
Silva, Fabiana O.
Kleinert, Astrid M. P.
Abstract: A estrutura da comunidade das espécies de abelhas que nidificam em cavidades pré-existentes foi sistematicamente investigada por um período de dois anos (maio/97 a abril/99), em um fragmento de dunas litorâneas na Área de Proteção Ambiental das Lagoas e Dunas de Abaeté, Salvador, Bahia (12º56'S; 38º21'W). A técnica de amostragem utilizada foi a de ninhos-armadilha, distribuídos no campo ao acaso, em blocos com 16 ninhos, com diâmetros variáveis, à altura de 1,5 m do solo. Os ninhos eram inspecionados quinzenalmente. Foram fundados 62 ninhos pertencentes a sete espécies de abelhas. Duas espécies predominaram na área, Centris (Hemisiella) tarsata Smith (58% do total de ninhos fundados), seguida por Euplusia musitans Fabricius (31%). Em geral, houve flutuação sazonal nas abundâncias de abelhas e variação nas freqüências totais de nidificação entre os dois anos de amostragem. As duas espécies predominantes apresentaram diferentes padrões sazonais. Houve sempre ninhos-armadilha disponíveis no campo para as abelhas, que usaram apenas 14% do total oferecido.
Palavras-chave: Insecta
Monitoramento
Ninhos-armadilha
Insecta
Monitoring
Trap nests
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14690
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Biologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Blandina F. Viana.pdf198,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.