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Title: Efeitos de uma intervenção com foco nas práticas educativas parentais sobre os problemas internalizantes na infância
Authors: Oliveira, João Marcos de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Alvarenga, Patrícia
Keywords: Problemas internalizantes;Práticas educativas parentais;Intervenção grupal;Internalizing problems;Childrearing practices;Group intervention
Issue Date: 3-Feb-2014
Abstract: Crianças com problemas internalizantes tendem a apresentar maior dificuldade de solucionar ou solicitar auxílio para situações de difícil resolução, além de possuírem um repertório restrito para as interações sociais e sofrerem com sintomas emocionais, como a ansiedade e a depressão. As práticas parentais intrusivas estão relacionadas ao desenvolvimento de problemas internalizantes e se caracterizam por restringir, invalidar ou manipular a experiência e as expressões emocionais e comportamentais da criança, ou criticá-la e humilhá-la. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de uma intervenção grupal, direcionada às práticas educativas parentais, sobre os problemas internalizantes na infância por meio de um delineamento quase-experimental com grupos não-equivalentes, com pré e pós-teste. A hipótese principal foi a de que, no grupo intervenção, os escores de problemas internalizantes e de suas respectivas síndromes no pós-teste seriam inferiores quando comparados aos escores de problemas internalizantes no pré-teste. Esperava-se também que os escores de problemas internalizantes e das síndromes internalizantes fossem mais altos no grupo comparação do que no grupo intervenção no pós-teste. Participaram 13 mães e um pai de crianças entre três e seis anos divididos em dois grupos: intervenção e comparação. A intervenção teve oito sessões grupais com frequência semanal. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de dados sociodemográficos, e os Inventários dos Comportamentos de Crianças nas versões para 1½ a 5 anos (CBCL/1½-5 anos) e de Crianças e Adolescentes de 6 a 18 anos (CBCL/6-18 anos). A análise de dados foi conduzida por meio de procedimentos de estatística descritiva e dos Testes Wilcoxon e Mann-Whitney. Os resultados revelaram redução nos escores do grupo intervenção, do pré para o pós-teste, na síndrome queixas somáticas. O impacto da intervenção sobre as queixas somáticas pode ter sido consequência dos seguintes processos induzidos ou iniciados pelo programa de intervenção: a) substituição de práticas superprotetoras e coercitivas por práticas facilitadoras do desenvolvimento social, levando à extinção respondente de componentes relacionados às dimensões fisiológicas de emoções eliciadas por práticas intrusivas e, especialmente, por aquelas de caráter coercitivo, como por exemplo, dores de barriga ou enjoos; b) aumento do controle da criança sobre o contexto das relações pais-filhos, diminuindo seu caráter aversivo e imprevisível e levando à extinção respondente dos sintomas somáticos. Não houve diferenças significativas entre os grupos para problemas internalizantes, nem para as síndromes. Discutem-se as implicações da duração e da amplitude da intervenção, da não equivalência dos grupos, da idade e da escolaridade dos participantes. Children with internalizing problems tend to have greater difficulty in solving or request assistance for resolution of difficult situations, besides having a restricted repertoire to social interactions and suffer with emotional symptoms such as anxiety and depression. Intrusive parenting practices are related to the development of internalizing problems and are characterized by actions that restrict, manipulate or invalidate the experience and the behavioral and emotional expressions of the child. This study evaluated the effect of a group intervention, targeted to parenting practices, on internalizing problems in childhood through a quasi-experimental design with nonequivalent groups with pre-and post-test. The initial hypothesis was that, in the intervention group, scores for internalizing problems and their respective syndromes at posttest were lower when compared to the scores of internalizing problems at pretest. It was also expected that the scores for internalizing problems and internalizing syndromes were higher in the comparison group than in the intervention group at posttest. Participants in the study were 13 mothers and one father of children between three and six years old divided into two groups: intervention and comparison. The intervention had eight weekly group sessions. The instruments used were a sociodemographic data form, and the Child Behavior Checklist in versions for 1 ½ - 5 years (CBCL / 1 ½ -5 years) and 6-18 years (CBCL/6-18 years). Data analysis was conducted using procedures of descriptive statistics and Wilcoxon and Mann-Whitney tests. The results indicated a decline in scores in the intervention group, from pre to post-test in somatic complaints. The impact of the intervention on somatic complaints could have been the result of the following processes inducted or initiated by the intervention program: a) replacement of overprotective and coercive practices by parenting practices that facilitate social development, leading to the extinction of respondent components related to physiological dimensions of emotions elicited by intrusive practices and especially for those coercive character, such as stomach aches or nausea; b) increase of the child's control over the context of parent-child relationships, diminishing his aversive and unpredictable character and leading to the respondent extinction of somatic symptoms. There were no significant differences between groups for internalizing problems, or for syndromes. The implications of the length and period of the intervention, the non-equivalence of groups, age and educational level of the participants are discussed.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14525
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