Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14048
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do uso de areia britada produzida pela cominuição de rochas granulíticas, visando utilização em filtros de obras de terra
Autor(es): Martins, Elzimar Ventura Esteves
Autor(es): Martins, Elzimar Ventura Esteves
Abstract: A pesquisa avalia a utilização da areia britada como substituto total ou parcial da areia natural, em filtros de obras de terra. A areia britada utilizada é aquela obtida pela cominuição de rochas do embasamento de Salvador, na planta de britagem das Pedreiras Parafuso. Fazem parte do fluxo de britagem 01 circuito primário, com 02 britadores de mandíbula; 01 circuito secundário, com 01 rebritador cone de 400 HP; 01 circuito terciário, com 01 rebritador VSI de 600 HP. As areias britadas foram submetidas aos estudos granulométricos, em conformidade com as normas da ABNT e ASTM. A amostragem foi feita nas pilhas de estoques e as observações coletadas foram submetidas aos ensaios de permeabilidade, durabilidade, compacidade, equivalente de areia, abrasão Los Angeles, compressão simples, meteorização de rochas, petrografia e mineralogia. Os resultados obtidos foram tratados e interpretados, tornando possível sugerir uma metodologia para o aproveitamento dos finos produzidos nas operações de britagem da Pedreiras Parafuso.
Palavras-chave: Areia
Minas e mineração
Britadores
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Engenharia Ambiental Urbana
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14048
Data do documento: 6-Dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (MEAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO+FINAL_NORMATIZADO61.pdf3,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.