Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13548
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do impacto da atividade física regular sobre a qualidade de vida e distúrbios anatômicos e/ou metabólicos de pacientes com Aids em Salvador
Autor(es): Ogalha, Cecília Fontes Schmidt
Autor(es): Ogalha, Cecília Fontes Schmidt
Abstract: Os pacientes com AIDS em terapia antirretroviral (TARV), muitas vezes apresentam problemas metabólicos associados à infecção pelo HIV e seu tratamento, que pode afetar sua qualidade de vida (QV). O conhecimento sobre os benefícios potenciais de exercícios físicos regulares para os pacientes infectados pelo HIV é limitado. Objetivo: Foi realizado um ensaio clínico para avaliar o impacto da atividade física regular na qualidade de vida, distúrbios anatômicos e/ou alterações metabólicas em pacientes com AIDS na cidade de Salvador, Brasil. Métodos: Os pacientes foram divididos em palestras mensais (1 hora de duração) para discutir a importância da atividade física, e receber aconselhamento nutricional (grupo controle) ou para receber uma aula de ginástica uma hora supervisionada três vezes por semana, além de orientação nutricional mensal (grupo intervenção). Foi medida a composição corporal antes e após a intervenção, VO2máx, MET, hemograma, colesterol total, HDL, triglicérides, glicose, carga viral do HIV e contagem de células CD4/CD8 e freqüência cardíaca de repouso. A QV foi avaliada no início e após 24 semanas. Resultados: Os domínios da qualidade de vida, saúde geral, vitalidade e saúde mental aumentaram no grupo do exercício (p <0,05) em comparação com o grupo controle. No grupo exercício, diminuíram: massa gorda (p = 0,04), a freqüência cardíaca de repouso (p = 0, 001), circunferência da cintura (p = 0, 002) e de glicose (p = 0, 003). Aumentaram: a massa muscular (p = 0, 002), células CD4+ (p = 0, 002), equivalente metabólico (MET) (p = 0, 014) e VO2máx (p = 0,05). Conclusão: A prática de exercício físico regular, juntamente com orientação nutricional, em indivíduos com HIV/AIDS, melhora significativamente a qualidade de vida.
Palavras-chave: AIDS
Atividade física
Lipodistrofia
Distúrbios metabólicos
Qualidade de Vida
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13548
Data do documento: 4-Nov-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf25,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.