Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13297
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conduta expectante versus tratamento imediato em pacientes adolescentes com lesão intra-epitelial cervical de alto grau
Autor(es): Silva, Érica Alves dos Anjos
Autor(es): Silva, Érica Alves dos Anjos
Abstract: As pacientes adolescentes com Lesão Intra-epitelial Cervical de Alto Grau podem ser beneficiadas por uma conduta conservadora, tendo em vista as elevadas taxas de regressão espontânea destas lesões neste grupo de pacientes e as consequências de um tratamento excisional para o futuro obstétrico das mesmas. Objetivo: Descrever os estudos que tratam da comparação entre o tratamento conservador e o tratamento imediato em pacientes adolescentes com lesão intraepitelial cervical de alto grau. Metodologia: Estudo realizado através de dados secundários obtidos por meio de revisão sistemática acerca da comparação de uma conduta conservadora ou tratamento imediato frente a pacientes adolescentes com lesão intra-epitelial cervical de alto grau, extraído da fonte de dados MEDLINE/PUBMED. Resultados: Foram encontrados 256 artigos, após aplicação dos critérios de exclusão e inclusão 4 artigos foram analisados e todos mostraram taxas de regressão espontânea em pacientes jovens consideradas estatisticamente significantes. Discussão: Há subsídios para o tratamento conservador das pacientes jovens com Lesão Intra-epitelial Cervical de Alto Grau tais como as elevadas frequências de remissão espontânea bem como raros casos de Carcinoma Invasivo em pacientes jovens. Conclusão: Não há justificativa para não tratar as pacientes jovens com NIC III (Neoplasia Intra-epitelial Cervical grau III). Contudo, apesar das evidências sugerindo regressão espontânea das Lesões Intra-epiteliais Cervicais em pacientes jovens, este ainda é um assunto controverso e necessita de grandes estudos bem como a criação de fluxogramas específicos para estes pacientes.
Palavras-chave: Neoplasia intraepitelial cervical
Adolescentes
Terapêutica
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Colegiado de Graduação em Medicina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13297
Data do documento: 29-Out-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Érica Alves dos Anjos Silva.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.