Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13191
Tipo: Tese
Título: Violência no trabalho em saúde; a invisibilidade do sofrimento nas organizações de saúde na Bahia
Autor(es): Silva, Iracema Viterbo
Autor(es): Silva, Iracema Viterbo
Abstract: Esta tese foi produzida a partir de dados da pesquisa “Perfil da morbidade e fatores subjacentes às licenças médicas de servidores públicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia”, cujo projeto foi apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB (Edital 004/2009 de Pesquisas Prioritárias para o SUS – PPSUS). O estudo teve como principal objetivo identificar as morbidades mais prevalentes entre trabalhadores da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, afastados por licença médica e investigar fatores associados. Antecedendo este estudo, foi feita uma análise de dados secundários referentes aos afastamentos por licença médica dos servidores estaduais da saúde no período de 2007 a 2009, a fim de identificar as doenças mais prevalentes. A literatura consultada confirmava a elevada prevalência de algumas doenças entre os profissionais de saúde e sua relação com as condições de trabalho como as doenças osteomusculares e os transtornos mentais. Além disto, outras situações detectadas entre os trabalhadores como estresse, desgaste físico, emocional e psicológico, desistências, descrédito, sofrimento, sensação de impotência, além do número e frequência de pedidos de licença médica e afastamento do trabalho, ainda tem suas causas pouco esclarecidas. Para o desenvolvimento da presente tese foram utilizados dados primários produzidos por entrevistas a uma amostra de servidores da saúde, a fim de investigar a ocorrência da violência no local de trabalho como um dos problemas atuais que, ademais, podem influenciar a ocorrência de outros problemas de saúde dos trabalhadores. O fenômeno estudado em vários países como um fator a que estão expostos muitos profissionais, é apontado como causa de adoecimento físico e mental. Assim, foram investigadas algumas modalidades de violência, incluindo o assédio moral, cuja mensuração ainda se constitui um desafio, devido às dificuldades conceituais e semânticas do termo, especialmente no Brasil, onde outros tipos de abuso, equivocadamente, têm recebido essa denominação. Neste particular, contemplou-se a avaliação das características psicométricas de um instrumento para detecção desse tipo de violência no trabalho e, finalmente, uma investigação sobre fatores individuais e ocupacionais associados a este problema. Os resultados de caráter exploratório são apresentados em forma de três artigos, precedidos por uma introdução ao tema da violência, sua inserção nas ciências da saúde e a sua disseminação no espaço do trabalho. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da produção de dados também são descritos, bem como as dificuldades enfrentadas e as estratégias utilizadas para superá-las.
Palavras-chave: Violência no Trabalho em Saúde
Assédio Moral
Trabalhadores da Saúde
Instrumento
Violence in Health Work
Bullying
Health Workers
Instrument
Editora / Evento / Instituição: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, como requesito parcial para obtenção do título de Doutor em Saúde Pública.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13191
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Tese (ISC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.